Franqueada da Água Doce de Lençóis Paulista fica em primeiro lugar no Programa de Excelência da rede

Um dos menores restaurantes da Água Doce conseguiu, em meio à crise, aumentar seu faturamento seguindo à risca o PEAD – Programa de Excelência da Água Doce

Numa rede com quase 90 restaurantes, todos franqueados e, portanto, que operam sob os mesmos padrões técnicos, é de se esperar que, numa disputa pelos primeiros lugares num concorrido Programa de Excelência, as casas que mais faturam ou as maiores se destaquem, certo? Não é bem assim: o PEAD – Programa de Excelência da Água Doce, implantado pela franqueadora em 2014 para incentivar e premiar as boas práticas em seus restaurantes, foi criado de maneira a propiciar a todos os seus participantes – desde as casas menores, que comportam 100 clientes, até as maiores, com capacidade para 400 pessoas confortavelmente sentadas – a mesma chance de mostrar o empenho que permite elevar o faturamento por meio do cumprimento de uma série de metas pré-estabelecidas.

Desta forma, neste ano, o restaurante franqueado de Lençóis Paulista alcançou o pódio: os franqueados Sueli e Eduardo Fragoso e sua equipe ficaram em primeiro lugar no PEAD. “Minha casa é uma das menores da rede. Mas, minha equipe, formada só por mulheres, é nota dez, de verdade. E, além de contar com essas 11 profissionais maravilhosas, eu sigo à risca todas as orientações da franqueadora, não me desviando da rota. Creio que estes são meus segredos”, conta Sueli.

Um dos quesitos mais importantes do PEAD é o aumento do faturamento. “A ideia é que o franqueado implante metodologias de excelência que reflitam em seu faturamento. Assim, ele melhora o atendimento, a parte operacional, o aumento do ticket médio e tudo vai se combinando para o aumento desse faturamento”, explica Guilherme Martinelli, Coordenador de Capacitação e responsável pelo PEAD na Água Doce.

Martinelli conta que uma das ações que a franqueadora incentiva e franqueada realizou foi a implantação do delivery. “Com a crise, percebemos que muitas pessoas não querem sair de suas casas, mas, ainda desejam comer um bom prato servido na Água Doce. Então, indicamos aos franqueados que implantem o delivery. A Sueli adotou a ideia e 30% de seu faturamento já provém dessas entregas. Isso a ajudou a aumentar o faturamento geral da casa e atingir um dos pontos do PEAD”, lembra o Coordenador.

O PEAD

O PEAD – Programa de Excelência da Água Doce foi criado em 2014. Ele engloba uma série de quesitos qualitativos e quantitativos com a finalidade de incentivar e premiar as boas práticas. “O PEAD valoriza a participação e o comprometimento do franqueado com a gestão de sua equipe e, por meio dele, aperfeiçoa a operação para fortalecer a lucratividade. Conforme ele vai sendo implantado, o franqueado e sua equipe vão mudando hábitos e implantando estratégias que realmente mudam parâmetros comportamentais para melhor – e o resultado é, naturalmente, o aumento no faturamento da unidade”, explica Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão.