Franchising atrai empreendedores mais experientes

Foi-se o tempo em que os aposentados queriam apenas ficar em casa curtindo uma vida simples. De acordo com um estudo do Sebrae, existe um conjunto de pessoas que não quer ficar de fora do mercado de trabalho por nada. Essa constatação é confirmada pela taxa de empreendedorismo entre a faixa etária de 50 a 65 anos, que cresceu 57% nos últimos 13 anos. Esse é o caso de Vilmar Paludo Marmitt, 58, que a pouco menos de um ano ousou uma nova empreitada: abrir uma franquia.

A escolha foi pela Anjos Colchões & Sofás, rede especializada no segmento de colchões e sofás, do interior do Paraná. Com experiência em contabilidade e informática, Vilmar investiu todo o conhecimento adquirido durante 43 anos de atuação no setor privado e levou a expertise em gestão para a rede. O resultado veio rapidamente: o sucesso da loja o encorajou a pegar um repasse para assumir toda a operação. A resposta foi tão imediata quanto o empenho em fazer dar certo: a unidade, que faturava em torno de R$ 100 mil por mês, saltou no mês seguinte para R$ 300 mil.

Para as vendas melhorarem assim e os números se traduzirem em boas vendas, Marmitt revela que o segredo é deixar às claras para a equipe de colaboradores, todo o processo de custos dos produtos e a margem de lucro de cada uma deles. “É importante que o vendedor saiba o que está vendendo e o quanto ele custa para nós, só assim ele saberá negociar e flexibilizar para o cliente. O restante do trabalho, a rede já oferece, que são produtos de qualidade”, afirma o franqueado. À frente agora de duas unidades, Marmitt tem planos de crescer mais e abrir novas lojas.

A mais recente unidade, inaugurada já com o novo layout, tem 500m² e traz, além de toda a linha de colchões e sofás de produção própria, a linha de móveis e decoração de fornecedores homologados. “Unir qualidade e conhecimentos de gestão é que nos dá respaldo para acreditar no crescimento sustentável da loja. Já estamos recuperando o fôlego e implantamos um novo modelo de administração, que, em poucos meses, colherá os frutos do sucesso de vendas”, frisa o franqueado.