De acordo com informações divulgadas recentemente pelo Instituto Data Popular 38,5 milhões de brasileiros têm intenção de abrir o próprio negócio. Ainda segundo o levantamento 28% dos brasileiros querem empreender. Em 2013 eram 23%. Fatores como o achatamento do salário têm impulsionado a vontade do brasileiro em ser dono do próprio negócio.
E um setor vem chamando a atenção em especial. Trata-se da limpeza residencial. Com a aprovação e entrada em vigor da PEC das Domésticas diversos direitos foram garantidos à categoria e a conta passou a ficar mais cara para os patrões. Como alternativa a faxina terceirizada vem conquistando clientes e despertando a atenção de quem quer investir em um negócio com grande potencial de crescimento.
Em atividade na Europa desde 2008 e operando no Brasil há três anos a rede de franquias House Shine é uma das alternativas para os futuros empreendedores. Com uma estrutura simples, que não requer ponto comercial – na prática, uma boa economia para quem está iniciando um negócio – a franquia oferece serviços de limpeza para residências.
Com metodologia que emprega técnicas baseadas em conceitos de hotelaria, a franquia utiliza produtos homologados e práticas que visam a excelência. Além da consultoria de gestão, a franqueadora dispõe de treinamentos regulares para reciclagem dos franqueados. Neles todas as áreas do negócio são apresentadas e compartilhadas para que o empreendedor possa se inteirar. “Capacitação, vendas e administração da unidade franqueada estão entre os temas abordados”, explica a diretora de expansão da rede, Lilian Esteves.
Além disso, todos os franqueados House Shine fazem uso de um software de gestão operacional. A ferramenta facilita a rotina diária de agendamento de visitas e atendimento aos clientes. “Toda a metodologia de trabalho foi adaptada às reais necessidades do empreendedor e também do cliente brasileiro para a obtenção de resultados efetivos”, destaca Lilian.
Com investimento inicial a partir de R$ 46 mil, a operação tem retorno de investimento a partir de 12 meses. “A procura pelo serviço profissional de limpeza residencial tem impulsionado o crescimento da rede em todo o Brasil. Hoje o setor já movimenta R$ 15 bilhões por ano, mas a expectativa é aumentar rapidamente”, diz a executiva.
Ainda de acordo com a diretora, os consumidores estão passando pelo período de adaptação. “A cultura brasileira sempre foi bastante ligada á figura da doméstica e da diarista. Mas na Europa e EUA, a prestação de serviço profissional de limpeza residencial é realidade e faz parte do dia a dia das famílias. Em questão de pouco tempo estaremos neste estágio de maturidade e o setor irá crescer ainda mais”, estima.
Com rentabilidade de 20 a 30% a operação necessita de um capital de giro entre R$ 10 mil e R$ 40 mil. “Esta verba é utilizada para compra de produtos e manutenção inicial da operação”, esclarece a diretora.
Em processo de expansão a franquia já contabiliza cerca de 200 unidades distribuídas pelo país, mas está com cadastro aberto para novos franqueados. A PEC está estimulando a procura pelo serviço em diversas regiões, com destaque para as cidades de São Paulo e região metropolitana, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Distrito Federal, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
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