Fast-food de waffles tem planos de atingir 300 unidades comercializadas em 2022

The Waffle King quer competir com McDonald's e Burger King

A The Waffle King é a primeira rede de fast-food de Waffle da América Latina. Anderson Suriz provou o Waffle de Liège em uma viagem à Europa, em 2018. Dois anos depois inaugurou a primeira loja em Gramado/RS.

Ele desenvolveu equipamentos específicos e adequados para a produção de waffles, e investiu em uma indústria que fabrica os insumos bases para o preparo de forma padronizada. O Mapa das Franquias conversou com o fundador da marca para conhecer melhor os modelos de negócio disponíveis para quem quer investir.

Qual posicionamento da The Waffle King no mercado?

Nosso modelo de negócio se posicionou no mercado como sendo um fast-food de waffle, mas para agradar todo o nosso público incluímos no cardápio pizzas, sorvetes e uma gôndola com produtos próprios que permite que o cliente leve nossa experiência para a sua casa. Enquanto nossas embalagens foram desenvolvidas com exclusividade e são descartáveis, permitindo tanto o consumo local, take way ou mesmo delivery, seguindo o estilo americano.

A marca compete com cafeterias?

Não. A The Waffle King é a primeira rede de franquias de fast-food de waffle da América Latina. Nosso objetivo é competir com os principais players, como McDonald’s e Burger King, que assim como nós buscam atingir todos os públicos com um nicho específico.

Os modelos são exclusivos para shoppings e aeroportos ou há possibilidade de abertura em rua?

Nossos modelos de negócios são passíveis de instalação em aeroportos, lojas de rua e Shopping Centers. Inclusive, para este ano, faremos o lançamento de um novo modelo de negócio que terá como alvo principal shopping centers e aeroportos, como forma de aumentar a presença da marca nesses locais.

Qual o perfil do franqueado?

Buscamos empreendedores dispostos a seguir nosso modelo de negócio e que estejam preparados a aprender o conceito da marca e multiplicá-lo pelo Brasil.

Como é feito o treinamento? 

Nosso treinamento é realizado de forma presencial em Esteio, no Rio Grande do Sul. São três dias de imersão em todos os conceitos criados e estruturados exclusivamente para a The Waffle King. Além deste formato, também disponibilizamos treinamentos online e lives com conteúdos atualizados para todos os nossos franqueados.

Quantas lojas são próprias e quantas são franquias?

Atualmente, a The Waffle King conta com uma loja própria, localizada em Gramado, no Rio Grande do Sul, e 130 franquias espalhadas pelo Brasil.

Ao investir na marca, o franqueado é auxiliado na escolha do ponto?

Sim. Nossos franqueados recebem treinamento sobre todas as atividades que envolvem a marca The Waffle King, inclusive a busca pelo seu ponto comercial. Neste caso, contamos com a ajuda de uma equipe focada nessa busca em parceria com o franqueado.

Quais as praças principais para expansão?

Estamos focados no nosso plano de expansão para atender todas as regiões do Brasil. Hoje, a rede está presente nas 24 unidades federativas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Goiás, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Distrito Federal e outras.

A marca possui centros de distribuição?

Sim. Nosso centro de distribuição é comandado pela Martin Brower, um dos maiores operadores logísticos de fast-food do mundo.

Como funciona a consultoria de campo? Em que os consultores auxiliam os franqueados?

Nosso acompanhamento se inicia na assinatura de contrato. Após este momento, o franqueado passa por uma fase intensa com a nossa equipe para definirem as questões que envolvem a rede até o momento da implantação e inauguração da franquia, acompanhada por especialistas da franqueadora. Depois de inaugurada, inicia o que chamamos de “berçário”, fase em que os franqueados são acompanhados durante suas atividades até ambos termos segurança de que todos os processos estão sendo seguidos.

Qual o plano e as expectativas para esse ano?

Além do lançamento de um novo modelo de negócio e a internacionalização da marca, estamos focados em alcançar a marca de 300 franquias comercializadas e 150 em operação este ano.