Estética impulsiona o mercado da beleza e franquias são boas oportunidades para quem está começando

Especialista fala sobre o segmento e o que avaliar na hora de escolher uma marca para investir

Ana Paula Braun Divulgação

“Estética não é só sobre beleza e vaidade. Estética e autocuidado têm a ver com saúde e cada vez mais as pessoas estão se dando conta disso”.

A frase é da empresária da rede de clínicas Execelência, rede de franquias de estética e bem-estar. Ana Paula Braun tem 7 unidades no Estado e 1 recém-inaugurada em São Paulo, no bairro de Moema.

Segundo dados divulgados em fevereiro de 2024 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentou um crescimento de 17,5% em 2023 sobre o ano anterior e os subsegmentos que mais se destacaram foram: cuidados pessoais, ótica, odontologia, farmácias e estética.

O sistema de franquias é adotado cada vez mais como estratégia de expansão e o salto nos negócios de 2022 para 2023 foi de 7,6%. “As franquias são excelentes oportunidades para quem está começando a empreender porque elas vêm com todo o suporte de uma marca já consolidada. Só em 2023, nós abrimos 3 clínicas nesse modelo de negócio e, em 2024, pretendemos acelerar”, comenta a empresária que atualmente conta com 3 unidades com sócios-franqueados e outras 5 próprias.

Outras vantagens de ter uma unidade franqueada segundo o Sebrae são: contar com o suporte do franqueador, a existência de um plano de negócios, fazer parte de uma grande rede e ampliar a participação no mercado, planejamentos, economia com propaganda e marketing, independência jurídica e financeira e participação em inovação, pesquisas e desenvolvimento.

Já na hora de escolher uma franquia para investir, os especialistas recomendam identificar interesses, habilidades e contragostos. Depois, pesquisar o mercado e as opções dentro do segmento desejado, ou seja, as marcas existentes, seu desempenho, concorrentes e diferenciais. “Como uma das principais vantagens que a franquia oferece é o suporte para quem está começando, considero importante avaliar este ponto, além de conversar com outros franqueados e ver o que ela oferece de consultoria em todos os sentidos, fiscal, jurídico, marketing, entre outros”, avalia a franqueadora da rede Execelência.

Sobre o segmento de beleza e estética especificamente, Ana Paula Braun pontua sobre a importância de avaliar os serviços oferecidos pela marca, até porque embora o setor esteja em alta por maior preocupação das pessoas com a saúde, cuidados pessoais e qualidade de vida, a demanda costuma ser maior em períodos de calor. “Por isso que a nossa rede trabalha com a chamada estética 5X1, para não ficar presa nessa sazonalidade. Nós oferecemos serviços de estética avançada, corporal, facial, depilação e nutrição, ou seja, estamos falando de saúde o ano inteiro, por isso, já realizamos mais de 40 mil atendimentos”, finaliza.

Franquias da Execelência

A rede Execelência está em expansão nacional, com previsão de novos endereços em São Paulo ainda este ano. Para ser franqueado da clínica, o investimento inicial total estimado é de 300 mil reais, com prazo de retorno em até 24 meses. O faturamento médio mensal é de 155 mil reais, com lucro de 30%. O prazo de contrato é de 5 anos e a taxa de royalties mensal é de 7%.