Estande da FarMelhor simula uma drogaria na ABF Franchising Expo

Rede com mais de 235 unidades em operação no país vai participar pela primeira vez do evento, apresentando seus modelos de franquia que têm investimento a partir de R$ 150 mil

A FarMelhor, rede de franquias com mais de 235 unidades em operação distribuídas pelo Brasil, contará com um espaço totalmente personalizado na ABF Franchising Expo, que acontece de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. Será a simulação de uma drogaria, mas com a estrutura e layout de uma loja, onde os visitantes terão a experiência de se sentirem dentro de uma FarMelhor. Quem passar pelo local será recebido por profissionais especializados de cada área da franquia e conhecerá de perto todas as estratégias e vantagens para empreender no negócio. Esta será a primeira participação da FarMelhor na feira da ABF.

“Queremos atrair novos empreendedores que buscam um segmento seguro e promissor, que cresce mesmo em momentos de crise”, afirma Fernando Duarte, supervisor de expansão da FarMelhor. “Devido ao alcance nacional da feira, a FarMelhor pretende levar sua marca para investidores de todas as regiões do Brasil.”

O setor de franquias permanece em ritmo de recuperação, mostram os dados mais recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). As redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022 frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Já quanto à receita das franquias no período acumulado de 12 meses, o crescimento foi ainda maior, com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.

Nesse cenário a FarMelhor inaugurou 33 unidades até maio deste ano e projeta mais 45 inaugurações ainda em 2022. Em 2021, a receita da FarMelhor aumentou 24,9% na comparação com o ano de 2020, enquanto o setor de varejo farmacêutico como um todo cresceu quase 11%, passando de um faturamento de R$ 137,32 bilhões em 2020 para R$ 152,16 bilhões em 2021.

O varejo farmacêutico ficou em evidência nos últimos dois anos, tanto por oferecer produtos de primeira necessidade como pela demanda crescente de produtos relacionados à covid-19. Mas não só. Há uma crescente procura por maior cuidado pessoal e preventivo, o que se reflete na venda de produtos de higiene pessoal, assepsia e dermocosméticos, produtos de maior valor agregado na rotina de higiene e beleza.

A meta de crescimento da rede é de 150 novos contratos de unidades franqueadas em 2022.

O investimento inicial em uma unidade da FarMelhor é a partir de R$ 150 mil para lojas de conversão e de R$ 400 mil para lojas novas. Não é preciso ser farmacêutico para administrar uma FarMelhor, ainda que seja imperativo ter um profissional da área no local. Por meio do modelo de franquia, o franqueado recebe toda a orientação e apoio necessário para escolher o ponto, inaugurar e gerir sua farmácia.