Fundada em 2011 em Curitiba, a EcoBike Courier é uma empresa especializada em logística sustentável cujo objetivo é minimizar os problemas causados pelo uso excessivo de automóveis nas cidades. E para isso, faz entregas com ajuda de bicicletas.
A franquia é responsável por mais de 250.000 entregas só na cidade de Curitiba e também está presente em São Paulo (SP), Rio de Janeiro(RJ), Campinas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Cascavel (PR) e Recife (PE), atendendo clientes como: O Boticário, HCor, BRMalls, Amil, Panvel, SESC SP, Seguros Unimed, além de outros 100 empresas.
São tantas entregas que seus ciclistas já pedalaram o equivalente a mais de 6 voltas, evitando o despejo de mais de 17 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Não foi à toa que em 2012 a Ecobike ela foi eleita uma das três organizações mais sustentáveis do país pelo Prêmio Greenbest 2012.
Conversamos com o fundador da empresa, Cristian Trentin, para conhecer melhor essa ideia sustentável e saber de seus planos para o futuro.
Mapa das Franquias: Como surgiu a ideia do Ecobike Courier e como é feita a seleção dos entregadores?
Cristian Trentin: EcoBike Courier nasceu da necessidade de melhorar a logística nos grandes centros, aliada com sustentabilidade e atendimento premium. Para isso nosso processo de contratação depende de várias etapas, entre elas o ciclista tem que estar apto para pedalar com nosso Biker líder, além de passar por entrevista com o gestor da unidade.
Mapa das Franquias: Quais as maiores dificuldades enfrentadas para formatar o negócio?
Cristian Trentin: O negócio é novo, em muitas cidades ainda não se conhece esse tipo de trabalho, por isso precisamos de uma grande força tarefa. Acredito que nossa maior dificuldade esteja na escalabilidade do negócio no Brasil.
Mapa das Franquias: O modelo de negócio é construído para cidades grandes? Como ele pode ser adaptado para diferentes tamanhos de cidade?
Cristian Trentin: O negócio é construído para cidades, todas elas tem demanda de entregas, algumas com volume e outras com menor. Mas existe um novo modelo de franquia que desejamos colocar em funcionamento, muito em breve, o que permite entrar em cidades com menos de 300 mil habitantes.
Mapa das Franquias: Quais os custos envolvidos – existe um seguro? Em termos de velocidade, a bike perde para o motoboy?
Cristian Trentin: O maior custo envolvido está com abertura da empresa e capital de giro, pois a estrutura é mínima para operação do negócio. Todos os funcionários são registrados e tem seguro de vida, o que já é por si só um grande diferencial do mercado de entregar express. A maioria dos nossos clientes não contrata a EcoBike por causa da velocidade, mas sim por oferecermos um serviço mais ágil que os Motoboys, por encontrarem dificuldades de locomoção em pequenas distâncias. Um exemplo para esta comparação, é a competição de intermodais, com base nela, é comparado a maneira mais rápida de se locomover em grandes centros. A bicicleta sempre ganha em Curitiba, São Paulo e outras grandes cidades participantes.
Mapa das Franquias: Na atual situação econômica, quais seriam os argumentos para convencer alguém que esteja interessado em se tornar um novo franqueado? E quais as perspectivas par ao ano que vem? Haverá expansão?
Cristian Trentin: Sem dúvida o país passa por um momento de incertezas, mas existem dois tipos de investidores: o capitalista e pensa no retorno e o estratégico, aquele que investe mas se estrutura para poder alavancar rapidamente quando a economia se recuperar. Nossa projeção até 2019 é estar com 85 unidades abertas. Para isso estamos projetando um crescimento agressivo e sustentável até lá. Temos uma base de leads de mais de 2.500 pessoas interessadas em uma franquia da nossa marca.
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