Entenda por que o mês de agosto é o momento propício para se investir em uma franquia

O período consolida o tempo ideal para formação de equipe e planejamento adequado

Com o final das férias de julho, após um período de viagens e descanso, a rotina está de volta. Com esse retorno, temos um aumento na atividade comercial e no fluxo de clientes em potencial, com o mercado voltando a se movimentar. Essa dinâmica faz do mês de agosto o período ideal para a inauguração de um empreendimento.

No mundo do franchising – setor que movimentou mais de R$50 bilhões no primeiro semestre de 2023 -, agosto é o momento ideal para o planejamento e a preparação para se abrir uma franquia. Durante esse mês, há tempo hábil para revisar cuidadosamente os planos de negócios, finalizar acordos com fornecedores, contratar e treinar funcionários, fazer ajustes finais nas instalações e garantir que todos os aspectos estejam prontos para o lançamento oficial.

O mês também conta com uma alta disponibilidade de recursos financeiros e humanos, uma vez que as empresas e os investidores se mostram mais propensos a fornecer suporte e financiamento para novos empreendimentos. A procura por empregos é característica do período, dado que, com o início de um novo semestre, diversos projetos começam simultaneamente, dando abertura a contratações.

Além disso, o período é o momento adequado para começar a organização para eventos e festas de final de ano, como Natal e Ano Novo. Abrir uma franquia nesse período permite o aproveitamento dessa demanda sazonal, ainda a tempo de capitalizar nas vendas de fim de ano.

Com perspectiva de inaugurações até novembro, franquias como a Unhas Cariocas e a Escova Express, se destacam no segmento de saúde, beleza e bem-estar. Nesse ano, até o momento, a Unhas Cariocas, por exemplo, faturou mais de R$18 milhões, valor que corresponde a um aumento de 49,18% quando comparado a 2022 e 271,24% em relação a 2021. Já os atendimentos tiveram um aumento de 53,33% em relação a 2022 e 212,23% se compararmos a 2021. A projeção para o segundo semestre conta com a inauguração de 30 novas unidades, além de um acúmulo maior de receita, uma vez que o segundo semestre apresenta um faturamento 40% maior que o primeiro, de acordo com o histórico da rede.