Empreendedora aposta em franquia de orgânicos após 35 anos como executiva no porto de Santos

A história de Fatima Borges poderia ser como a de tantas outras pessoas em todo o mundo, mas ela resolveu investir em um negócio próprio e mudar de vida. Fatima começou a trabalhar com apenas 13 anos em uma loja especializada em itens de cristal. Aos 14 anos, passou a auxiliar na administração da loja. Depois, trabalhou como bancária. Em paralelo, graduou-se em três cursos: Administração de Empresas, Contabilidade e Direito. Partiu, então, para uma carreira sólida no Porto de Santos. Foram 35 anos de atividades como executiva em multinacionais. Na última empresa, onde passou 11 anos, teve participação desde o início das obras até o controle e gestão de todo o suporte administrativo da multinacional, atuando em aspectos essenciais para continuidade do negócio.

No último ano, participando de conversas com colegas de trabalho, Fátima começou a pensar em um plano B. A ideia era abrir uma franquia, um negócio que pudesse ser administrado, temporariamente, em paralelo com a carreira. Com colegas, Fátima iniciou uma série de pesquisas. Pensaram, inicialmente, em abrir uma cafeteria. Depois, avaliaram o mercado de chocolates. Porém, em meio às pesquisas, descobriram o nicho de alimentação saudável e orgânicos. A identificação foi total.

De acordo com a empreendedora, a atenção dada pela equipe da franqueadora com informações, sanando dúvidas e todo o suporte oferecido durante o período de avaliação da marca foi um diferencial incrível. A empolgação foi tão grande, que em setembro de 2017, Fatima e as colegas de trabalho firmaram contrato com a rede Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, marca pioneira no setor de franquias a apostar no nicho de orgânicos e, em março de 2018, a loja foi inaugurada. “Nesse período inicial, éramos seis sócias cuidando do negócio. Cada uma tinha sua área de responsabilidade”, relembra.

No entanto, alguns meses depois, a sociedade foi desfeita e Fatima assumiu o comando da franquia. Para isso, ela passou a se dedicar integralmente ao seu próprio negócio. “O plano B virou A e não precisei de mais do que um mês para me ver apaixonada pela loja”, conta.

O espaço tem cerca de 440m². Fatima conta que são dois andares totalmente dedicados a itens saudáveis e orgânicos. No térreo, as pessoas encontram mais de 6 mil produtos comercializados pela Terra Madre, parte de mais de 90 marcas. Também podem se deliciar na cafeteria da loja, que oferece quitutes frescos e cuidadosamente preparados. “Organizei o espaço pensando com carinho no momento daquele lanche saudável. Oferecemos aos nossos clientes, neste espaço, doces e salgados preparados sem açúcar, sem glúten, sem lactose e extremamente saborosos”, explica Fátima.

A empreendedora reservou o piso superior da sua loja para eventos diversos. Para isso, conta com uma cozinha pré-montada, para a qual convida nutricionistas que, por sua vez, ensinam o público da loja a preparar receitas simples e saudáveis. Também acontecem demonstrações de produtos, palestras com profissionais de saúde, etc. Fátima conta que o objetivo é levar informação aos clientes e manter a loja sempre cheia. Por conta disso, o espaço já tem agenda de eventos preenchida até o final do ano. “O sonho é desmistificar a alimentação saudável para que todos possam alcançar uma boa longevidade, com muito mais saúde”, explica a empresária.

Para Artidonio Gomes Oliveira, gestor de franquias da Terra Madre, a estratégia adotada por Fátima vem dando certo e está comprovada por números. “Ela é uma franqueada excelente. Sua loja vem batendo recordes de vendas e, além disso, é a primeira unidade franqueada a conseguir 100% no check list da consultoria. Isso significa que seus processos de gestão seguem fielmente as orientações da franqueadora, resultando em crescimento de faturamento. Isso coloca a loja como exemplo para toda a rede”, afirma o executivo.

Na visão de Fatima, o crescimento de 15% das vendas, mensalmente, e o público presente na loja – mais ou menos 3 mil pessoas por mês – são fruto de um trabalho meticuloso realizado por sua equipe em parceria com o time da franqueadora. “Ninguém faz nada sozinho. Tenho orgulho da minha equipe e estou muito satisfeita com a parceria estabelecida com a franqueadora. A segurança com o negócio e a relação que estabelecemos me dá motivação para, em breve, apostar na abertura de uma segunda loja Terra Madre em Santos”, finaliza a empreendedora.

Vale ressaltar que o investimento feito para abrir a operação da Terra Madre em Santos foi de, aproximadamente, R$ 400 mil. A franqueada conta que até o final de 2018 – apenas nove meses após a inauguração da unidade – deve quitar o valor investido. Assim, 2019 deve ser um ano de comemorar o retorno do investimento realizado.

Impacto na vida pessoal

Fátima conta que a nova rotina como empreendedora e o tempo dedicado aos estudos de produtos saudáveis e orgânicos trouxeram importante impacto para sua vida pessoal. “Percebi que eu mesma precisava promover mudanças que me proporcionassem melhor qualidade de vida”, conta a empreendedora.

Durante anos, Fatima acumulou funções. Dedicava-se, integralmente, à vida como executiva e às duas filhas, que criou sozinha desde os 29 anos. Com o novo momento e auxílio das filhas, sempre atentas à saúde da mãe, Fatima passou a olhar mais para si mesma. Emagreceu cerca de 50kg – após a mudança de hábitos e uma cirurgia bariátrica – e vem fazendo escolhas que propiciem uma vida mais equilibrada e, acima de tudo, saudável. As filhas de Fatima desenvolveram intolerância a lactose quando já adultas, logo, todos da família buscam uma alimentação mais saudável em conjunto. “Meus familiares vêm sentido todas essas mudanças e participando delas comigo. Todos mudaram os hábitos para melhor. Meus netos, por exemplo, só consomem quitutes sem açúcar”, comemora.

CRESCIMENTO POR FRANQUIAS

De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, o conceito de negócio nasceu, em 2014, com o propósito de expandir por todo o país. No ano seguinte, a marca entrou no franchising. “A expectativa é de que tenhamos 20 unidades franqueadas em operação até o final de 2018 e 50 lojas até 2020”, avalia Leila.

O projeto de expansão prevê o crescimento da rede em espiral, o que significa que as primeiras unidades franqueadas foram abertas no estado de Goiás, berço da marca, e entorno. Hoje, a Terra Madre já chegou aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará e contabiliza 16 lojas em operação. Os estados em que a rede já chegou permanecem como alvos de interesse da marca, assim como Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde a Terra Madre também quer estabelecer franquias em breve.

O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre varia de R$ 250 mil a R$ 320 mil. Essa variação acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado acima de R$ 120 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

A franqueadora Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis conta hoje com 6 departamentos, que oferecem apoio à rede e atuam em áreas como: Financeiro, RH, Compras, Sistemas e TI, Marketing e Consultoria Comercial. Todas contam com gestores altamente qualificados, para que o suporte ao franqueado, em todos os aspectos da gestão das unidades, seja completo.

“O fato é que saúde não é modismo. É, na verdade, um movimento sem volta. A quantidade de informações disponibilizadas em todos os meios, principalmente internet, tem deixado as pessoas mais conscientes sobre o que comer e, o mais importante, o porquê disso tudo. As pessoas descobriram que gastar um pouco a mais com alimentos que trarão benefícios para a saúde é uma inteligente forma de economizar no futuro com medicamentos. O mercado de saudáveis tende a crescer mais e de forma cada vez mais acelerada e o mercado de orgânicos sem dúvida vai acompanhar esse movimento”, finaliza Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.