Em parceria com o franqueado, B.LEM Padaria Portuguesa cria cardápio especial

Cardápio de drinks e vista deslumbrante fazem parte do dia a dia da unidade franqueada, que pode ser frequentada pelo público em geral

Engana-se quem acha que franquia precisa ser um negócio engessado. Seguir padrões certamente é um dos segredos deste modelo de negócios, mas existem situações em que a parceria entre a franqueadora e o franqueado faz toda a diferença no sucesso da empreitada.

Assim acontece com a unidade franqueada de Lurian Assunção Silva Nogueira Valinhas, em São Luís (MA). A empreendedora instalou sua franquia da B.LEM Padaria Portuguesa dentro do Brisamar Hotel, estrategicamente em frente ao mar, e o estabelecimento atende não apenas os hóspedes, mas também clientes da cidade.

Como o ambiente em que a franquia se encontra é privilegiado, ela acabou por se tornar não apenas a cafeteria, mas o bar do hotel. A B.LEM, porém, é uma padaria portuguesa e não tem, em seu cardápio, bebidas alcoolicas suficientes para servir a essa finalidade. O que fazer?

“Com total apoio da franqueadora, criamos um cardápio de drinks para oferecer aos clientes, que podem curtir o por do sol e outros momentos de descontração”, informa a franqueada.

O destaque do cardápio de drinks é o B.LEM Sunset, uma criação da própria franqueadora, feito com vinho do porto, gin tônica e especiarias. Além disso, os clientes podem desfrutar de clássicos como o Aperol Spritz, caipirinhas e uma seleção de vinhos.

Franqueada já tem duas lojas

Lurian é franqueada da B.LEM desde 2021. Sua primeira loja foi instalada no Shopping São Luís, mas ela sempre teve a ideia de buscar um ponto diferente para a segunda franquia. “Por morar em uma ilha, com mar para todos os lados, eu já pensava em abrir outra unidade, mas onde tivesse uma vista para o pôr do sol, porque muitas pessoas buscam por isso quando saem aqui”, lembra.

Essa vontade, então, rendeu a parceria com o Brisamar Hotel, que se encaixava perfeitamente com o conceito desejado. Localizado de frente para a praia e na busca por uma cafeteria de qualidade, o hotel tinha ali o espaço ideal. A franqueadora apoiou a ideia, garantindo que a nova unidade mantivesse a qualidade da marca B.LEM. Lurian logo fechou o negócio. Desde então, a padaria tem atraído tanto hóspedes quanto visitantes.

O sucesso da unidade tem sido notável, com um faturamento que atende às expectativas. Quando é comparada com a unidade do shopping, Lurian explica que existe uma dinâmica diferenciada em relação ao movimento. Isso porque o hotel possui horários pontuais de maior movimento, especialmente durante o pôr do sol e as primeiras horas da manhã. Além disso, a diversidade de turistas adiciona um toque especial à experiência, algo que distingue essa unidade das outras.

Falando sobre futuro, Lurian já tem planos para dar continuidade à parceria com a B.LEM. “Penso em abrir outras unidades, mas ainda sem uma data específica. Também não foi definido se será dentro de shopping ou em algum outro ponto que fuja do tradicional”, revela.

A vontade de crescer e continuar investindo na marca vem de uma parceria já consolidada entre as partes. A franqueada ainda destaca o bom relacionamento que firmou ao longo desses anos, além do apoio que recebeu quando decidiu abrir uma unidade em um ponto diferente.

Flexibilidade sem perder o padrão

A B.LEM é uma rede com 50 unidades franqueadas. Pedro Nogueira e João Baroni, franqueadores, mantêm o padrão da marca por meio de uma série de estratégias, dentre elas o fornecimento dos produtos, que são fabricados pela própria B.LEM em unidade fabril em São Paulo. “Em nossa indústria, temos todo o rastreamento da cadeia de produção e a certeza da qualidade dos insumos, que fazem dos nossos produtos um sucesso”, diz Nogueira.

Além disso, a proximidade da franqueadora com seus franqueados viabiliza projetos como o de Lurian, que exigem apoio especial. “Se a proposta for economicamente viável e executável, daremos todo o apoio que o franqueado precisar. Temos know-how para transferir e esse é o nosso papel”, completa João Baroni.

A B.LEM Padaria Portuguesa está em plena expansão, por todo o Brasil.