O Sebrae aponta que o Brasil possui cerca de 24,9 milhões de empreendedores, mas muita gente que almeja ter o próprio negócio ainda está fora da estatística por um único motivo: o medo de trocar o certo pelo duvidoso. Alguns executivos, porém, acharam a solução, apostam em um modelo de franquias com gestão simplificada, ou seja, sem necessidade de ficar muitas horas para supervisionar os resultados do negócio, conseguindo assim adaptar o horário de trabalho que tinham antes com a gestão da nova empresa.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Jefferson Pereira da Silva, 43, e com o Rodrigo Grandi, 36, que resolveram empreender adquirindo o modelo delivery da rede Suporte Smart, que conserta aparelhos Apple à domicílio e que dá flexibilidade para os executivos atuarem em horários flexíveis. Silva, apostou na ideia para conseguir aumentar sua renda. “Foi bem simples conciliar e gerir meu tempo. Sou motorista de um aplicativo e isso ajudou, inclusive, a divulgar o novo negócio durante o transporte dos meus clientes”, explica Silva. O franqueado conta que conseguiu recuperar 70% do valor investido na franquia em apenas um mês. “Atendo aquelas pessoas que não tem tempo de sair do escritório e posso agendar o serviço entre um passageiro e outro”, completa.
Já Grandi, faz parte do grupo dos que não pode arriscar ficar sem renda e administra agora a dupla jornada. “A ideia é testar o negócio antes de me dedicar em tempo integral. Claro, pretendo conciliar as duas funções ao menos por mais um tempo, reduzindo os riscos de largar minha carreira. Sou técnico de informática e trabalho com isso há 11 anos”, comenta. “Espero, num futuro próximo, me dedicar ao empreendedorismo em tempo integral, assim terei mais tempo para ficar com minha família e meu filho”. O novo empreendedor comenta que já conhecia e tinha vontade em ser um franqueado da Suporte Smart, mas não tinha muito dinheiro para investir na rede. “Entrei na rede assim que soube que tinham lançado o modelo de microfranquia delivery, com valores mais enxutos. Fiz o treinamento em outubro de 2018 e em novembro eu já estava pronto para atender meus primeiros clientes”, lembra.
A Suporte Smart se projeta em 2019, como a primeira rede de franquia de assistência técnica de aparelhos celulares que vai até o cliente e conta com um app que localiza o técnico mais próximo para realizar o reparo de forma ágil, com a mesma qualidade do serviço feito nas lojas físicas. Com menos de R$ 5 mil reais é possível adquirir a franquia delivery e receber o kit maleta, com uniforme, crachá, cartão de visitas, ferramentas e acesso aos cursos de formação.