Do papel a tecnologia: papelaria fatura milhões através do digital e de produtos personalizados

Magnólia Papelaria faturou 28 milhões com conteúdos específicos para as redes sociais, ChatGPT e venda de produtos exclusivos da marca

Mesmo na era digital, a venda de produtos em papel continua sendo um bom negócio. A Magnólia Papelaria, franquia de papelaria organizacional, pretende faturar cerca de R$ 38 milhões até o final de 2023, com estratégias ligadas ao papel e à tecnologia. A marca aliou a venda de cadernos, agendas, canecas, planners e bloco de notas de fabricação própria, com o uso das redes sociais, QR Code integrados aos acessórios, fabricação sustentável e o uso do ChatGPT.

Um dos exemplos é o caderno de disco, lançamento da marca, é reposicionável e pode ser customizável conforme o gosto de cada um. O produto vem com um QR Code na etiqueta, que permite que novas folhas sejam impressas para fazer a reposição. Nele, a pessoa tem acesso ao passo a passo de como fazer para imprimir e adaptar para o modelo mini, P, M ou G. Além das vendas em quiosques, a marca também comercializa os produtos pelo site e cria toda uma estratégia para se comunicar com esse público nas redes sociais. Por meio de fotos produzidas e vídeos narrados, seguindo alguma trend do momento, dando alguma dica ou montando pedidos, a Magnólia consegue captar novos clientes e fidelizar quem já é um “Maglover”, apelido dos fãs da marca.

Já o uso do ChatGPT, um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, permite mais clareza e otimização do tempo na criação de textos, anúncios e até no brainstorming, o uso da tecnologia no negócio contribui para as soluções criativas no dia a dia. “A ferramenta gera uma lista de prioridade de informações, o que facilita na rotina de relatórios diários. Já em relação aos resultados, como positivos, tem o auxílio de forma rápida e quase sempre objetiva”, comenta Julia Hueb, sócio-fundadora, CMO e diretora criativa da rede.

Além da tecnologia associada à marca, a Magnólia possui mais de 400 produtos exclusivos produzidos em processo de sustentabilidade. Contamos com um processo produtivo limpo, amparado pelos principais selos e entidades certificadoras e ambientais disponíveis no mercado mundial. Um deles é o FSC (Forest Stewardship Council), o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e em todos os continentes.