O setor de franchising prevê crescimento de receita de 6,9% em relação ao ano anterior. A chegada de novas redes e a abertura de unidades com novos modelos de negócios alavancam o segmento. Um dos indicadores para esse crescimento, segundo especialistas, é a amplitude de novos modelos de negócios que permitem que os franqueados visualizem novos pontos comerciais para abrir uma franquia.
A procura por locais alternativos, como supermercados, postos de gasolina e condomínios, inova a posição de mercado da franquia e amplia o seu alcance, fugindo do habitual, o que possibilita o crescimento no alcance do público-alvo.
Dentre as vantagens em abrir uma franquia em lugares alternativos estão o custo-benefício e a diversificação de oportunidades, uma vez que, por exemplo, uma franquia de lavanderia em um mall ou galeria possibilita um horário de atendimento mais flexível e maior presença de público nos arredores. O mesmo pode-se direcionar aos postos de gasolina e supermercados.
“Percebemos que os empreendedores estão optando por investir em locais diversificados. Alguns já vêm com a ideia de local e nós realizamos os estudos necessários para a validação. De fato, acreditamos que esses canais podem possibilitar um melhor retorno ao investimento. Dentre as lojas do Grupo Acerte, 35% estão alocadas em postos de gasolina, supermercados, galerias e malls”, comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You.
“É importante destacar que sempre realizamos um estudo de macroambiente para validação do local indicado pelo franqueado ou direcionamos para o local que consideramos mais adequado, considerando toda a infraestrutura da região, perfil do público, acesso, visibilidade, custo comercial e análise da concorrência. Esse posicionamento é o início da cobertura que a franqueadora proporciona ao investidor, com apoio pré e pós-inauguração”, ressalta Claudia.