Dia dos Professores: De professor universitário a empreendedor e franqueado de escolas de inglês

Raimundo Alvino Junior começou como professor substituto e hoje é dono do próprio negócio em Salvador

Raimundo Alvino Junior tem trajetória empreendedora inspirada na educação (Imagem: Arquivo Pessoal)

Professor é a carreira que dá base para todas as outras, não existiriam médicos, engenheiros, arquitetos ou qualquer profissão sem a orientação de um bom educador. A docência também pode ser um alicerce para o seu próprio caminho profissional e empreendedor. Esse é o caso de Raimundo Alvino Junior, que começou dando aulas de substituição na faculdade de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, está à frente de sua própria escola como franqueado da Minds Idiomas em Salvador.

Em um contexto nacional de crise econômica e desvalorização do cargo de professor, uma opção para muitos interessados no setor educacional é investir no empreendedorismo dentro da área. Dentro do franchising, os negócios de cunho pedagógico têm um crescimento promissor recentemente, com aumento de cursos profissionalizantes, de idiomas e reforço escolar, por exemplo. Tal aumento é evidenciado pelos dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que apontam faturamento de R﹩2.691 milhões apenas no primeiro trimestre de 2021. O segmento de franquias especializadas em educação teve, nos 12 meses acumulados, movimento de R﹩10.686 milhões.

Para Raimundo, que sempre teve uma veia comercial forte, uma das motivações para se tornar um franqueado foi o desejo de agregar e contribuir para o crescimento de uma marca que já confiava. Antes de assumir a chefia da Minds Idiomas na capital baiana, ele passou pelo setor comercial da franqueadora:

“A valorização do inglês no país e estar antenado nisso junto com o fato de eu conhecer bem a Minds e o corpo diretivo da franqueadora criaram um cenário de oportunidades que me deu muita confiança para investir”, conta o pernambucano que entrou na Minds Idiomas com 32 anos e, agora, aos 43 anos e pai de dois filhos, se sente integrado à marca e seu crescimento.

Ele ainda reitera que a experiência como educador foi diferencial para sua trajetória dentro do empreendedorismo. O mesmo se aplica com os professores que, assim como Raimundo, sempre inspirado pelos ensinamentos de Paulo Freire, priorizam os interesses do aluno e valorizam seu potencial, independente do talento a ser desenvolvido. Esses alicerces podem ser praticados dentro do empreendedorismo e são qualidades muito valorizadas no meio.

“Eu deixei a docência porque, como empreendedor, a gente precisa acompanhar todos os processos do pilar pedagógico, do pilar administrativo e do pilar do marketing. Mas professor sempre se mantém professor, professor é uma carreira que nunca sai de você, ela nunca deixa de existir”, comenta Raimundo.

Família é a base do empreendedorismo

Raimundo Alvino Junior é um dos cinco filhos de Raimundo Pai e dona Ilka e sempre recebeu dos pais os valores de humildade, cuidado ao próximo e do valor do trabalho. Ele coloca em prática esses ensinamentos em seu negócio e na sua família: “Eu tenho mais quatro irmãos e nós temos muita harmonia familiar. Então, a minha referência de família é de ter tido apoio dos meus projetos na maioria das vezes foi muito positivo.”

Ele é motivado a continuar empreendendo por estar conectado com pessoas que, hoje, considera parte de sua família. A partir dessa base familiar, ele se valoriza a sensação de liberdade, autonomia, empoderamento e a satisfação de gerar resultados:

“Empreender é vencer os desafios do dia-a-dia e, ao mesmo tempo, projetar lá na frente. Não se chega lá sozinho, você chega em equipe, e quando você procura transformar a própria vida, você tá ali fazendo a diferença na vida de outras pessoas”

Sonhos e expectativas da Minds Idiomas em Salvador

“Eu tenho apenas uma unidade, mas eu penso daqui a cinco anos em investir em outros formatos dentro da própria franquia para que a gente possa participar melhor do processo de expansão. O que eu quero é estar junto com a marca, expandindo-a e ele estaria na Bahia, esse é o meu sonho para daqui a cinco anos.”