Dia dos Namorados: unidos no amor e nos negócios

No clima de romance que toma conta do Dia dos Namorados é sempre bom trazer histórias de parcerias que deram certo, não só no amor como nos negócios. Afinal, juntar experiências, cumplicidade e compartilhar do mesmo objetivo, já é meio caminho andado para muitos empreendedores. Conheça histórias de casais que realizaram o sonho de empreender dividindo tarefas, somando esforços, subtraindo dificuldades e multiplicando a felicidade de uma vida em comum.

Patrícia e Edson Treter, franqueados da rede Anjos Colchões & Sofás, namoraram por dois anos e já estão casados há 15 anos. Ela conta que a divisão de tarefas foi estabelecida desde o começo e que a parceria é total. “Nós temos o mesmo jeito de trabalhar, gostamos de tudo organizado, claro temos pensamentos diferentes em algumas coisas, mas conversamos e sempre chegamos num acordo. Eu sou responsável pela gestão da empresa e de toda parte administrativa e RH, já o Edson fica com toda parte de entrega e estoque”, explica. Segundo Patrícia, é preciso saber deixar ‘a loja na loja’ e não levar os negócios para casa, caso contrário a relação acaba sendo apenas profissional, sem tempo para celebrar o amor que foi o que os uniu.

Bruna Jeanine (35) e Nicolas Souza (40), ambos franqueados da rede Home Sushi Home, no Distrito Federal, se conheceram através de amigos em comum, e estão juntos há 13 anos. Durante a pandemia, eles viram uma oportunidade de empreender no que mais gostavam: comida japonesa. Empreender numa franquia da Home Sushi Home caiu como uma luva para o casal. Ela gerencia a parte operacional e divide as responsabilidades com Nicolas, que se divide entre a rotina da franquia e outros trabalhos. Apesar de lidar com os contratempos de uma empresa, ela acredita que a parceria é um sucesso. “Um sempre vai querer o melhor para o outro e trabalhando juntos, conseguimos compreender melhor algumas situações do dia a dia e melhorá-las”, explica

Cristiane (44) e Sérgio Costa (47) se conheceram no bairro que moravam no estado de Minas Gerais e são casados há 21 anos, a união rendeu além de bons negócios, dois filhos. O casal tinha o projeto de empreender para acompanhar melhor o crescimento das “crianças”. Em 2021, conheceram uma unidade da Mais1 Café e se apaixonaram pelo formato de negócio. Logo em seguida, viram a oportunidade de empreender e abriram uma franquia em Betim – MG. O casal, conseguiu o objetivo tão desejado: toda a família trabalhando no mesmo local, inclusive, os filhos. Cristiane, administra a franquia, sendo responsável pela parte comercial e social. Já Sérgio divide- se entre o trabalho em uma multinacional e a franquia, ele é responsável na tomada de decisões e divulgações da unidade. Para Cristiane é muito gratificante ter sociedade com o companheiro. “Pensamos juntos, decidimos juntos e estamos sintonizados no mesmo propósito, isso é muito importante para o crescimento da empresa”, conta.

O casal Tiago Ferreira de Souza (38) e Maria de Oliveira Guimarães (44) viviam em um casamento de final de semana. Ele, durante a semana, trabalhava numa indústria de bebidas a 200 quilômetros de Salvador, onde moravam, e ela era representante de uma empresa de embalagens nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Essa rotina só permitia que o casal convivesse aos sábados e domingos. Cansados com essa situação, aceitaram entrar numa sociedade em uma loja de colchão em Juazeiro do Norte, no Ceará, que durou apenas oito meses. Com a intenção de permanecer na cidade, abriram, em 2018, uma franquia da CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados. Com o sucesso garantido, seis meses depois já tinham a segunda unidade. Quando o assunto é trabalhar juntos, Tiago acredita que a palavra chave é equilíbrio, “Maria é mais emotiva, eu sou mais razão. Acho que esses dois perfis são interessantes para o sucesso do negócio, logo, nossas funções são bem definidas e tentamos respeitar para não haver conflitos”, conta.

O desejo de empreender juntos sempre esteve presente no relacionamento de Caio (35) e Nayara Cavassan (32). Quando ele deixou o emprego de docente em uma faculdade e ela terminou o doutorado, buscaram opções no franchising na área da saúde, foi quando conheceram e investiram na Home Angels, maior rede de cuidadores de pessoas supervisionadas da América Latina. “Temos um bom discernimento entre vida profissional e pessoal. Aprendemos na vida em casal que devemos encerrar os assuntos e não carregá-los diariamente e isso se aplica ao negócio. Cada um tem uma função, mas nunca deixamos o outro na mão quando temos muitas atividades ao mesmo tempo. Se confiou para dividir a vida, não tem como dar errado dividindo o trabalho”, explica Caio.

Há cinco meses Sabrina Batista (29) e Kenston Menezes (35) decidiram empreender e, pesquisando por microfranquias, encontraram a PremiaPão, rede especializada em publicidade em sacos de pão. O casal, que sempre tomou decisão em conjunto, estendeu essa relação para o profissional. “Nosso relacionamento sempre foi a base de planejamentos e essa lição também aplicamos na nossa empresa. Todos os passos são planejados, sempre antes de tomar qualquer decisão analisamos bem o cenário”, comenta Kenston. A parceria profissional tem funcionado bem, cada um desempenhando uma função, “apesar de trabalharmos em casa, aplicamos a metodologia da empresa, na qual cada um tem suas demandas e prazos para cumprir. Nós nos cobramos o tempo todo justamente para termos sucesso”, completa Kenston.

Há 7 anos o casal Giovana Figueiredo (32) e Vanessa Dias (31) passaram a dividir a gestão de uma unidade da Yes! Cosmetics. A ideia surgiu através do TCC de Vanessa, que cursava contabilidade. “O projeto analisou a marca e com esse estudo vimos a oportunidade de mudarmos de vida através do empreendedorismo”, contam. Para vencer os desafios do dia a dia, comentam que a chave é a comunicação, tanto entre elas quanto com os colaboradores da loja em Belém, no Pará. “Além disso, do empreendedorismo aprendemos a dividir tarefas desde as mais simples até as mais importantes, para que nenhuma das duas fique sobrecarregada”. Para outros casais que pretendem crescer juntos nos negócios, a dica é evitar o excesso de conforto: “Ser sócia da nossa parceira de vida pode gerar conforto nas tomadas de decisões, o que é positivo, mas também podem levar ao comodismo. É preciso tomar cuidado para não negligenciar algumas situações”, explicam.

Isabela Rocco, de 28, e Elvis Medeiros, 31, são dentistas e eram funcionários em uma unidade da OdontoCompany, percebendo o sucesso da marca enxergaram uma oportunidade de negócio e juntos decidiram deixar de prestar serviço para serem franqueados da rede, neste processo transição também mudaram de cidade e passaram a dividir o mesmo teto. Hoje, o casal administra duas unidades em diferentes regiões, nos municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR). “É incrível empreender com um companheiro, é necessário somente que os dois tenham a mesma perspectiva para o futuro e a mesma vontade de crescer”, afirma Isabela. No final do ano passado, o casal foi reconhecido com um prêmio municipal pela Excelência em Gestão com a unidade de Santa Catarina.

Rosangela (51) e Wellington de Almeida (54), decidiram empreender juntos, em 2019, como franqueados da Park Education, e não podiam imaginar que passariam por uma pandemia no ano seguinte. “Trabalhando em casa, perdemos a noção de horário, mas acredito que mesmo com todas as preocupações, saímos mais fortes, mais juntos e mais parceiros, pois tínhamos um objetivo, que era fazer dar certo”, conta Rosangela. Com o retorno ao presencial, a empreendedora relata que a vida voltou um pouco ao normal, com horários para dar atenção à filha, dias para cuidar da casa e da vida pessoal. “Ainda temos nossos momentos de ‘cara feia’ um com o outro, mas tudo faz parte de um aprendizado, pois estamos lutando do mesmo lado”. A empresária também deixa uma dica para casais que pensam em empreender juntos: “Respeitem o conhecimento/aptidão um do outro, o importante é se complementarem. Vale lembrar, que quando não se tem a competência total para gerir um negócio é válido buscar este complemento com pessoas externas, não tenha vergonha de pedir conselhos para franqueados mais experientes”, conclui.

A história entre Ana Cristina Torres (39) e Marcos Gadaian (52) começou antes da ideia de abrir uma lavanderia. Juntos há 18 anos, o casal sempre viajou muito e com o nascimento do primeiro filho, Caetano (9), a dupla não queria parar de conhecer novos lugares. A família resolveu visitar o Canadá, mas nada de aeroporto, a aventura foi de carro. O percurso previsto para durar um ano, resultou em 7 anos de estrada. “No caminho engravidei novamente e tive a Teresa (6). Durante este tempo, nós vivemos numa casa sobre rodas e uma das preocupações era lavar roupa. Nos EUA e no Canadá encontrávamos uma lavanderia automática a cada esquina, mas na volta ao Brasil, não era tão fácil”, conta Ana. Quando pararam na Praia de Pipa, Rio Grande do Norte, apenas para visitar um amigo, a família foi ficando e criando raízes. O único obstáculo era que a cidade não possui nenhuma lavanderia. Assim, surgiu a ideia de empreender e optaram pela rede de lavanderias self-service Lavô. “Nós já éramos sócios no nosso projeto de vida, que foi a nossa viagem, e agora somos sócios empreendedores”.

Com iniciativa da esposa que buscava mais estabilidade financeira, o casal Guido Condori (30) e Beatriz Caceres (36) investiu, há cinco anos, na franquia Limpeza com Zelo, especializada em limpeza de residências, condomínios e escritórios. A decisão só aconteceu depois de muito estudo e pesquisa, mas teve impacto positivo no relacionamento, “ajudou para que nossa relação subisse mais alguns degraus na direção da maturidade como casal”, conta Guido. Para empreender, o casal precisou trazer a confiança do casamento para os negócios. “A principal lição é a confiança, sem ela é impossível ir em frente, além disso, aprendemos que empreender não é fácil, exige muita paciência e garra para crescer”, explica Guido.

Os médicos Tatty Fiorini Gomes e Alexandre Fiorini Gomes, são sócios na vida e nos negócios. O casal já empreendia junto em uma clínica médica multidisciplinar e planejavam criar a própria franquia, mas perceberam que poderiam entrar no franchising como franqueados. Com 21 anos de experiência em medicina estética, a dermatologista se interessou em investir na Botocenter, especializada na aplicação de toxina botulínica e preenchimento. Do mundo dos negócios, a dupla conta que aprendeu o valor de sonhar junto: “Como casal aprendemos a respeitar a opinião do outro, ouvir, refletir, conversar e decidir juntos. Com nosso negócio, aprendemos que o sonho é melhor quando sonhado junto, ou seja, eu e ele também somos uma equipe, tal qual nossa equipe de colaboradores”, comenta Tatty.

A vontade de conquistar a liberdade financeira e a insatisfação em trabalhar todos os dias e no fim do mês perceber que o retorno não era condizente com os resultados entregues, foram os grandes motivadores para o jovem casal, Diego e Ediene Maia, ambos com 27 anos, tomarem a decisão de serem franqueados da rede Sofá Novo de Novo e para quem acha que misturar negócio e relacionamento amoroso não combina o casal Maia é a prova que quando a união tudo próspera. “A abertura da nossa operação afetou positivamente nossa relação, pois nos unimos ainda mais em uma única direção, propósito, somando forças e caminhando juntos para essa nova trajetória. Hoje trabalhamos lado a lado e somos mais felizes em fazer o que fazemos, conseguimos alcançar o retorno que queríamos e temos mais tempo um com o outro”, afirma a executiva.