Demitido aos 56 anos, empreendedor cria império de salgadinhos e produz 1 milhão de quitutes por dia

Rede de franquias Tia Sô Minidelícias tem faturamento de R$ 15 milhões e já ultrapassa as 60 unidades

Após corte de funcionários em uma grande empresa do noroeste paulista, Luis Belentani se viu desempregado aos 56 anos de idade, em meio a um mercado de trabalho com oportunidades cada vez mais limitadas. O ex-gerente comercial reuniu as economias e, em 2014, fundou a primeira unidade da loja de salgadinhos Tia Sô Minidelícias, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Quatro anos depois, a já consolidada rede produz 1 milhão de quitutes por dia e está presente em 35 cidades de todo o Brasil.

A empresa nasceu da tradição familiar dos Belentani de se reunir aos domingos para um farto almoço com os entes queridos. A descendência italiana e o talento de Solange Belentani, esposa do empreendedor, pela cozinha fizeram nascer a Tia Sô Minidelícias, batizada em homenagem à matriarca. “A gastronomia foi um caminho natural, mas ainda era preciso decidir em qual segmento apostar. Pensamos nas coxinhas porque não conseguíamos nos lembrar de quando experimentamos o salgado pela primeira vez, então percebemos o quanto ele está presente no dia a dia do brasileiro”, conta Luis.

Com a loja-piloto instalada ao lado de um grande supermercado, a fama da Tia Sô se espalhou e o cardápio se diversificou. As coxinhas recheadas de frango, carne, pizza, calabresa, palmito e legumes disputam a atenção com os kibes e bolinhas de queijo. E entre as minidelícias queridinhas estão os churros de doce de leite, chocolate, goiabada, chocolate com morango e chocolate com maracujá. Para garantir a qualidade e manter a predileção do público, a própria Solange fiscaliza a produção de perto, na fábrica da família, como Vice-Presidente e Diretora Operacional do negócio.

De São José do Rio Preto para o Brasil! 

Os quitutes são estrelas de festas infantis, reuniões de amigos e eventos empresariais. Com a popularidade da Tia Sô, em três meses de funcionamento já havia interessados em abrir uma filial da marca em outras localidades. Diante do potencial de expansão da empresa, o franchising teve início em 2015, com a abertura da segunda unidade na mesma cidade. Hoje, a rede soma 61 franquias e fatura R$ 15 milhões.

“Nossa estratégia é dobrar o faturamento e alcançar as cem unidades até o final de 2018”, afirma Luis.  No ano passado, a Tia Sô Minidelícias registrou um crescimento de 250% e está presente em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.

Com cadeia produtiva independente, a rede expande pelo Brasil. “Como não temos intermediação de terceiros, pretendemos estabelecer a franquia por onde os caminhões da Tia Sô sempre estão de passagem ao longo do dia, como Goiás, por exemplo”, diz Gabriel Alberti, Diretor de Expansão.

A marca busca franqueados que tenham espírito empreendedor e desejam se dedicar a um negócio próprio. O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 70 mil e o prazo de retorno varia entre 12 e 18 meses.