De vendedor de Carnês do Baú para CEO de franquias no setor de Ar Condicionado

Persistência, fé e perseverança. Essas são as palavras que definem Abraão Barbosa, CEO da primeira marca brasileira no setor de ar condicionado a ingressar no Franchising.  Abraão ingressou na carreira comercial aos 14 anos, no Grupo Silvio Santos, onde vendia os Carnês do Baú e, nessa mesma época, também vendia livros de porta em porta, trabalho muito comum na época. Esses empregos serviram como escola e o fizeram descobrir sua vocação e habilidade para a área comercial.

Aos 20 anos de idade, já havia experimentado diversas oportunidades profissionais, que não prosperaram. Aprendendo com os recentes erros e avaliando o último negócio no qual não teve avanços positivos, começou a procurar por oportunidades que descem uma longevidade maior e permitissem desenvolver e escalar o negócio. Ele precisava ser pioneiro e sabia disso.

Sua busca terminou quando, em uma conversa com seu cunhado, que atuava na área de refrigeração, conheceu o fascinante mercado ar condicionado. “Ao término do encontro, meus olhos brilhavam e logo coloquei em prática minhas habilidades comerciais, com o planejamento da Doctor Frio, conta o empresário.

A marca, fundada em 1995, conseguiu fechar contratado com três clientes, em apenas uma semana de funcionamento. Nesse momento, Abraão percebeu que se tratava de um negócio com uma alta demanda e, mesmo passando por diversas dificuldades, decidiu tomar fôlego e seguir em frente. “Não foi fácil, tive que aprender com os meus erros e péssima qualidade técnica dos freelancers que contratei para executar os serviços”, comenta.

As dificuldades viraram oportunidades, e Abraão se tornou especialista nos serviços de ar condicionado, treinando com eficácia sua própria equipe. Em 2012 reformulou a marca, formou equipes segmentadas em manutenção, limpeza e instalação de ar condicionado e preparou todos os colaboradores para serem especialistas no assunto com palestras, treinamentos e cursos realizados dentro da própria empresa.

Em 2014 resolveu crescer e abrir lojas em diversos lugares do país. Para isso, entrou para o Franchising e tornou-se a primeira empresa no segmento de serviços especializados em ar condicionado a abrir franquias em todo o território nacional. Atualmente a empresa conta com 20 unidades distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia, Recife e Belém do Pará.

Visando agilizar e simplificar o atendimento com os clientes, a Doctor Frio, planeja ser a primeira empresa do setor de climatização de ambientes a operar 100% digital, levando conforto e bem-estar para dentro dos lares e empresas brasileiras, com serviço de qualidade, agilidade e atendimento encantador. “Com serviços inteiramente digitais, se o cliente tiver um problema, levaremos a solução esteja aonde ele estiver, da forma que quiser e na hora que precisar”, completa o diretor.

Atualmente, a Doctor Frio, presta cerca de 1500 atendimentos por mês e contam com 500 clientes corporativos e 5.000 residenciais. De acordo com dados levantados pela própria companhia, os serviços mais solicitados são de Limpeza e Higienização do Ar Condicionado, Manutenção e Reparo e Instalação.

Para 2020, ao completar 25 anos, a rede quer chegar a 60 unidades. “A ideia é expandir a marca para os estados que já estamos e ficar mais firme nas regiões Norte e Nordeste”, finaliza Abraão.