De Quinta a Sábado: Expo Franchising: oportunidades para driblar a crise no Rio

A Expo Franchising ABF-RJ 2017, considerado um dos dez maiores eventos do setor de franquias do mundo, acontece de quinta a sábado (28 a 30 de setembro), de 13h às 21h, no Rio Centro, na Barra da Tijuca. O franchising brasileiro teve crescimento nominal de 9,4% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento do setor das franquias passou de R$ 33,71 bilhões para R$ 36,89 bilhões. Os números foram divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).  Alguns setores merecem destaque nesta edição – como o segmento de alimentação, que apresentou um crescimento de 5,5% em seu faturamento. E é apostando nestes dados e nas 54 operações consolidadas, em seis anos no Rio de Janeiro, que as marcas Billy The Grill e Vizinhando, integrantes do Grupo Alento Franchising, lançam seu plano de expansão até 2021 na feira. Ocupando o segundo melhor desempenho (com 17% de crescimento) está o segmento de saúde e bem estar – e os empresários da área celebram a franca expansão – como a rede Jacques Janine, fundada há cinquenta e nove anos pelo casal que deu seu nome ao empreendimento, possui mais de sessenta unidades no país. No Rio, o empresário Eduardo Vaz, máster franqueado do estado, aposta na expansão da marca. Nesta edição, a feira traz uma característica marcante: diante do pior desemprego já registrado no país, o evento reunirá milhares de brasileiros interessados em abrir seu próprio negócio.

O QUE ESSAS MARCAS TEM EM COMUM? Ambas estão em franca expansão, atraindo novos perfis de franqueados.

O Vizinhando Espeteria, do Grupo Alento, lança formato inédito com investimento inicial mais baixo e taxa de franquia menor, para atrair interessados em investimentos menores. “ Mais acessível financeiramente, a franquia oferece além de estrutura, lojas, cardápio e custos reduzidos, também a possibilidade de optar por pontos comerciais com espaços e custos de ocupação menor”, explica o jovem empresário Luiz Felipe Costa, sócio-diretor de franchising e expansão e o atual Vice-presidente da ABF-RJ.

Já Eduardo Vaz, máster franqueado da rede Jacques Janine no Estado do Rio de Janeiro, que inaugurou cinco grandes operações no Rio, nos últimos 5 anos, pretende abrir mais cinco lojas até 2020. “Seu objetivo principal é oferecer franquias com serviços de alta qualidade e luxo, com  preços competitivos, em lojas conceituais”, diz Eduardo. A marca, que faz  parte da ABF (Associação Brasileira de Franquias),  já recebeu os títulos de “Melhor Rede”.

Expo Franchising ABF-RJ 2017 

Local: Rio Centro Av. Salvador Allende, 6555 − Barra da Tijuca − Rio de Janeiro – RJ

Horário do Evento: 13h às 21h.