Da multinacional para o empreendedorismo: engenheiro eletricista investe em mercados autônomos e fatura R$ 74 mil por mês

No último ano, Brasil registrou mais de 3,3 milhões de empresas abertas; Associação Brasileira do Franchising prevê crescimento do setor entre 9,5% a 12%

Foi depois de ver um anúncio no Instagram que, em julho de 2022, o engenheiro eletricista Silvio Schettine (40) conheceu o market4u, rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais. Na época, a esposa do Silvio Schettine, Mariana de Freitas Coelho, havia passado em um concurso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, para acompanhá-la, pediu demissão na multinacional automotiva na qual trabalhava e ficou desempregado. Apostando no negócio, mesmo sem muito conhecimento em varejo, o ex-executivo atualmente dispõe de seis unidades da rede e fatura mensalmente uma média de R$ 74 mil.

Após duas décadas trabalhando em grandes indústrias de siderurgia, mineração, papel, celulose e automotivo, Silvio Schettine estava saturado da carreira. “Quando cheguei em Curitiba, não sabia o que iria fazer, mas tinha a certeza de que não gostaria de voltar para a indústria. Foi aí que, nas redes sociais, o market4u apareceu”, lembra.

Interessado na tecnologia embarcada no aplicativo da rede e pelo modelo de negócio, que proporcionaria autonomia e flexibilidade na rotina, o engenheiro eletricista empreendeu em uma franquia. “Escolhi adquirir a unidade porque achei o modelo de negócio sensacional e houve a oportunidade de comprar uma loja que já estava em funcionamento, o que significava iniciar um negócio faturando e sabendo o histórico de venda do ponto”, conta Silvio Schettine.

Segundo Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, investir em uma franquia é a melhor opção para quem quer empreender com segurança. “Eu falo por experiência própria, pois, até alcançar o sucesso, empreendi em diversas empresas que não deram certo por falta de procedimentos, benchmarking e, principalmente, experiência. Investir em uma marca já consolidada no mercado e ter um time de especialistas extremamente comprometido com o negócio para apoiar e orientar, faz total diferença”, explica.