Cuidado com pai idoso leva empreendedora a fundar negócio de sucesso

A paixão de Jessica Ramalho pela área da saúde a levou a fundar a maior rede de cuidadores do país

Jéssica Ramalho, Diretora de Operações e cofundadora da Acuidar Divulgação Acuidar

Descobrir a vocação profissional não é uma missão fácil. Contudo, esse preceito não se aplica a Jessica Ramalho. Aos sete anos de idade, a jovem já soube que seu objetivo de vida era cuidar das pessoas. Pela idade mais avançada de seu pai, ele tinha comorbidades, que demandavam tratamentos específicos. Jessica cuidava dele no dia a dia, e, enquanto o acompanhava em consultas, gradualmente se identificou com a ocupação. Porém, ela jamais imaginava que 18 anos depois, essa paixão se converteria na criação da Acuidar, rede de franquias de cuidadores especializados.

Antes de iniciar seu próprio negócio, Jessica se graduou em Fisioterapia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Motivada por sua afinidade com a área, junto a seu marido e atual Diretor Executivo (CEO) da Acuidar, Doutor Vitor Hugo de Oliveira, 36, médico geriatra, ela abriu uma empresa de cuidados domiciliares. Neste processo, Ramalho observou a necessidade de um tratamento humanizado aos pacientes: “Eu notei que aqueles idosos não tinham o cuidado que eu tinha pelo meu pai. Seus filhos precisavam sair para trabalhar e ter sua rotina, e os pais não possuíam alguém que desse auxílio a eles”, explica. Jessica pontua que foi nesse momento que decidiu desenvolver uma marca que prestasse cuidados de excelência em João Pessoa/PB, sua cidade natal.

O sucesso do negócio foi certeiro. Fundada em 2016, a marca entrou para o franchising em 2020, e hoje já conta com mais de 150 unidades e um número superior a dois milhões de atendimentos. “Eu me sinto muito feliz e orgulhosa ao ver que milhares de pessoas em nosso país hoje são cuidadas com o mesmo cuidado que eu prestei ao meu pai”, acrescenta Jéssica.

A rede encerrou o ano de 2023 com faturamento superior a R$86 milhões, além de ter crescido 145% na quantidade de inaugurações. Jessica esclarece que o desenvolvimento da marca é fruto de um planejamento cuidadosamente elaborado, junto ao constante destaque dos ideais da rede. “Hoje, a Acuidar é a maior rede de cuidadores especializados do país. Sou grata por essa conquista ao ver que cada profissional do time, realiza seu trabalho com dedicação e qualidade”, adiciona.

Jessica reforça: “Ser mulher empreendedora não é fácil. Ainda vivemos em um cenário em que falta confiança na capacidade feminina de liderar. Contudo, sempre penso em como cresci profissionalmente e como pessoa durante a trajetória da Acuidar. Esse mérito é uma grande motivação”, conclui.