Consciência negra: Rede sulista, Cebrac, oferece cursos gratuitos para a população da região sul

No próximo dia 20, o país amplia os debates sobre a importância dos negros na nossa formação como país, Centro Brasileiro de Cursos entrega conteúdo para desenvolvimento dos jovens carentes no Sul

O CEBRAC PRO é aberto para jovens, adultos e seus familiares que participam da rede pública de ensino, instituições religiosas e comunidades onde as Franquias CEBRAC estão inseridas (Imagem: Unsplash)

O mês de novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra que relembra toda a contribuição e participação dos negros na história cultural do Brasil. Os negros representam 56% da população brasileira, segundo dados do IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a categoria representa a soma das pessoas pretas e pardas.

É importante ressaltar que dentro dessa estatística, muitas crianças e adultos não possuem uma escolaridade adequada. Com base na afirmação: a educação é o principal pilar para transformar o mundo, é necessário que esteja incluída em todas as regiões do país, independente das classes sociais.

Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) mostram que o analfabetismo entre pretos ou pardos é quase o triplo do que entre brancos. Em 2019, 3,6% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas. Já entre pessoas de cor preta ou parda, o percentual apresentou 8,9%, o que indica também que os negros ganham menos e possuem piores condições de vida no Brasil.

O Cebrac Pro nasceu com o propósito de amparar comunidades carentes que precisam ter acesso a programas escolares e para pessoas que querem se desenvolver para o mercado de trabalho. No Paraná, por exemplo, 34% da população paranaense é negra ou parda, de acordo com o IBGE(dado de 2019). O projeto, espalhado por todo o Brasil, ganha destaque também na região Sul.

É importante frisar o papel que a população negra constrói na cultura brasileira, e para que esse processo de desenvolvimento continue, a educação precisa estar presente na vida de todos os indivíduos. Sem acesso à educação, os fatores negativos relacionados à saúde e a economia aumentam e impactam na qualidade de vida das pessoas, o que desmotiva um indivíduo a ter esperança sobre um futuro promissor. Além disso, sem uma boa estrutura educacional, o caminho para entrar no mercado de trabalho se torna mais difícil e, consequentemente, sem emprego e sem estudos, a fome passa a fazer parte da vida de muitas famílias. Ao citar o assunto sobre fome no Brasil, mais de 19 milhões de pessoas passam por essa situação, de acordo com dados da Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) e da ONU (Organização das Nações Unidas), um cenário que implica a vida de muitos.

O impacto da fome alcança todo o país, no Norte, 18% dos lares passam fome, no Nordeste, são cerca de 14%. Por outro lado, são quase 7% no Centro-Oeste e 6% no Sul/Sudeste. Durante a pandemia, as comunidades carentes foram as que mais sofreram com as novas adaptações de trabalho e estudo. Pois nem todos possuem acesso à internet para manter a rotina das atividades acadêmicas e profissionais.

Apesar do desemprego afetar milhões de pessoas no Brasil, os índices de empregabilidade permanecem na média nos estados do Sul. Segundo pesquisas da PNAD e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no primeiro trimestre deste ano, o estado registrou a menor taxa de desocupação do país (6,2%).

O CEBRAC PRO (Programa Nacional de Incentivo à Qualificação Profissional e Geração de Emprego e Renda) é um projeto inovador com incentivos de ações ligadas ao âmbito social e tem como objetivo executar ações de combate à fome. Assim como a região do Sul do Brasil se destaca por apresentar menores índices de desemprego, o CEBRAC PRO reforçará esse projeto também na região com o objetivo de que essa estatística seja referência para outras regiões para que todas as pessoas possuam uma vida de qualidade tanto no ramo pessoal quanto profissional.

Uma pessoa com fome não consegue atingir as suas metas, segundo estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas) acabar com a pobreza, inclusive com a fome, é uma peça fundamental para o cumprimento da Agenda 2030, e como uma das propostas é de que todos desfrutem de serviços de educação de qualidade.

Para o diretor do CEBRAC, Rogério Silva, para erradicar a pobreza são necessários projetos com ações incentivadoras que conscientizem as questões sociais a fim de minimizar esse fator implicante da fome. “O CEBRAC PRO nasceu com esse objetivo de dar assistência às pessoas mais carentes, dando oportunidade a um aluno se especializar em um curso de forma gratuita e ainda cultivar e estimular ações de combate à fome. O projeto tem uma atitude de gerar oportunidades de qualificação, crença e da recuperação da autoestima em si mesmo, e busca promover mais empregabilidade”, ressalta Rogério Silva.

O CEBRAC PRO é aberto para jovens, adultos e seus familiares que participam da rede pública de ensino, instituições religiosas e comunidades onde as Franquias CEBRAC estão inseridas, inclusive na região Sul com 19 unidades .

Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. A data foi resgatada pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência”.