Conheça sete franquias de alimentação para empreender em 2022

Com faturamento anual de mais de R$ 32 bilhões, setor oferece variedade para quem quer empreender ainda este ano

O setor de franquias faturou R$ 185 bilhões em 2021, sendo que o segmento de alimentação foi responsável por mais de R$ 32 bilhões desse montante, provando, mais uma vez, que é um dos mais fortes do franchising. Com uma variedade de ramos, que vai de redes de fast-food, cafeterias, pizzarias e restaurantes de comida vegana, conheça sete franqueadoras que oferecem boas oportunidades para quem pretende empreender em 2022.

1. Açougue Vegano

O Açougue Vegano é a primeira rede de franquias de restaurante vegano do Brasil. Criada em 2016, no Rio de Janeiro, possui atualmente sete unidades distribuídas no eixo Rio-São Paulo, João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Teresina (PI). Com três modelos de negócios e investimento a partir de R$ 105 mil, o faturamento médio mensal para o modelo pocket é de R$ 20 a R$ 50 mil e o prazo para retorno do investimento é de 24 a 36 meses.

2. Biscoitê

A Biscoitê é a primeira boutique de biscoitos para presente do Brasil. Fundada na capital paulista em 2012, foi eleita em 2019 pela Endeavor como uma das marcas com maior potencial de crescimento no varejo brasileiro. Atualmente conta com 32 unidades espalhadas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O faturamento médio mensal é de R$ 120 mil, com taxa de lucratividade média entre 8 e 15%. Para abrir uma loja da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 250 mil.

3. Casa de Bolos

A Casa de Bolos, maior rede e pioneira no segmento de bolos caseiros, fundada em 2009, na cidade de Ribeirão Preto (SP), começou a franquear em 2011. Considerada uma das 50 maiores marcas do franchising nacional, conta com mais de 400 lojas espalhadas pelo Brasil. A franqueadora disponibiliza três modelos de negócios, com investimento inicial a partir de R$ 92 mil, taxa de lucratividade média de 20% e o retorno total do capital empregado é estimado em 24 meses.

4. Home Sushi Home

A Home Sushi Home, rede especializada em delivery de comida japonesa, foi criada no ano de 2016, em João Pessoa (PB). Atuando apenas na modalidade dark kitchen, a rede possui mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil e tem a proposta de entregar na casa do cliente receitas premium da gastronomia oriental. Com modelos de negócios adaptados para cidades com número de habitantes menor e maior que 600 mil, o investimento inicial é a partir de R$ 140 mil e com lucro médio mensal entre 12 e 15%. O retorno do investimento vem a partir do 12º mês.

5. Mais1 Café

A Mais1 Café é reconhecida pela praticidade do conceito “to go”, que remete ao termo pegar e levar. É a maior rede de cafés especiais do Brasil e tem operações simplificadas a partir de 12m² e investimento inicial de R$150 mil. Criada em 2019, na cidade de Curitiba (PR), possui mais de 450 unidades comercializadas e está presente em 17 estados. O faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 30 mil, com taxa de lucratividade de 20%. O retorno do investimento é obtido a partir do 18º mês.

6. Pizza Prime

A Pizza Prime, rede de franquias 100% brasileira, nasceu na capital paulista em 2019. Hoje, conta com cerca de 60 unidades espalhadas pelo país. Para abrir uma loja, o investimento inicial é de R$ 255 mil e o faturamento mensal é de R$ 140 mil, com lucro médio variando entre 12% e 15%. O retorno do capital é previsto para 18 a 36 meses.

7. Mr Fit

O Mr. Fit, fast-food de alimentação saudável, foi pioneiro neste segmento no Brasil. Fundada em 2013, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, a rede tem mais de 500 lojas no país e uma em Portugal. Para quem busca investir em um negócio blindado à crise, a franqueadora oferece desde modelos de negócios tradicionais até o de microfranquia, com investimentos diversos. O investimento em uma loja tradicional é de R$ 82 mil, com lucratividade média de 20% a 25% e o prazo de retorno gira entre 10 e 36 meses.