Cada vez mais, as empresas brasileiras têm desenvolvido projetos voltados para o combate à desigualdade social e apoiado programas comprometidos com causas socioambientais. As redes de franquias não são diferentes. Muitas delas têm se tornado parceiras de programas criados por organizações governamentais e não-governamentais geradores de alto impacto social em áreas como saúde, educação e mercado de trabalho. Conheça algumas dessas marcas e descubra como elas têm promovido mudanças na vida de milhares de pessoas.
A única rede especializada em costura, modelagem e moda do Brasil tem como principal propósito o compromisso de transformar costureiras em empreendedoras e garantir aos seus alunos a qualificação profissional necessária para a conquista das melhores oportunidades de trabalho.
A Sigbol Fashion já formou mais de 100 mil alunos em mais de quarenta especialidades e há quase cinquenta anos tem sido um verdadeiro celeiro de oportunidades de emprego. Muitos estudantes formados pela rede aplicaram o aprendizado obtido em sala de aula em atividades que se tornaram suas únicas profissões. Outros, exploraram as lições aprendidas em atividades geradoras de renda extra. Há inúmeros casos de ex-alunos que mudaram de careira, montaram ateliês e confecções e passaram a se dedicar exclusivamente ao segmento de moda.
Entre os modelos de franquia disponibilizados pela rede, destaca-se o formato home based, pensado e desenvolvido especialmente para costureiras amadoras e profissionais liberais que desejam se tornar empreendedores, mas não têm condições financeiras de investir altos valores no negócio próprio. Aquela que opta por esse gênero de franquia desembolsa não mais que R$ 10 mil e desfruta de uma série de benefícios oferecidos pela rede, como consultoria na gestão, suporte operacional e treinamento de capacitação inicial.
2. Patroni
Fundada em 1984, a maior rede de franquia de pizzarias do Brasil, é uma das empresas parceiras do projeto Trabalho Novo, programa de empregabilidade para pessoas em situação de rua criado pela prefeitura de São Paulo. Quase mil pessoas já foram empregadas através do projeto, que conta com a parceria de 223 empresas e da ONG Rede Cidadã, que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho. A organização é a responsável por selecionar e preparar pessoas em situação de rua, por meio de capacitação socioemocional, regularização da documentação e triagem de candidatos. Já as franqueadoras oferecem a preparação dos candidatos para suas funções.
A Patroni abriu quatro vagas e fez a contratação de dois colaboradores, que atuam em suas lojas como atendente e ajudante de cozinha e vem apresentando boas performances. A empresa mantém contato frequente com as equipes da Prefeitura e da ONG Rede Cidadã para realizar o acompanhamento dos colaboradores já contratados e negociar novas contratações. “Sempre que tivermos, por algum setor da empresa, alguma vaga aberta, buscaremos contratar pessoas desse projeto, essa é a filosofia atual da Patroni”, conta a Diretora de Recursos Humanos da empresa, Marcia Augusto Costa.
Hugo Faustino Alves, 36 anos, estava há um ano desempregado quando recebeu um convite para trabalhar na Patroni. Ele acumulava 17 anos de experiência profissional no segmento de gerenciamento de risco, área na qual atuou, inclusive, como superintendente, quando se viu sem uma fonte de renda e condições financeiras de pagar o aluguel da casa onde vivia com a esposa e os dois filhos. Diante das circunstâncias, a família não teve outra opção, a não ser se separar. Esposa e filhos foram morar com a sogra, e Hugo se mudou para um centro de acolhida. A oportunidade de trabalhar na rede de franquias surgiu quando ele participava, no próprio albergue, do programa de encaminhamento para o mercado de trabalho.
“Entrei na Patroni como ajudante de cozinha, e uma semana depois fui chamado para trabalhar como pizzaiolo”, conta Hugo. “Nos primeiros dias, pensei que não ia dar conta, mas estou me adaptando e gostando bastante do trabalho. Também estou muito honrado por terem dado essa responsabilidade para mim. Nos primeiros dias, meu trabalho era acompanhado por outro profissional, mas hoje eu fico na pizzaria sozinho e sou grato por eles terem essa confiança em mim”.
Hugo e a esposa, que trabalha fazendo faxinas esporádicas, pretendem alugar um imóvel para reunirem a família assim que for concluída a fase de experiência na empresa. “Agora eu tenho que ter foco para sair dessa situação e trabalhar, com pouco já dá para começar”, diz.
3. JAN PRO e Limpeza com Zelo
A rede de franquia especializada em serviços de limpeza comercial, JAN PRO, nasceu pautada nas ideias da ressocialização e do empoderamento feminino. A Limpeza com Zelo, criada pela rede, ilustra bem a missão da marca. Em março de 2016, a empresa lançou um modelo de microfranquia voltado para o Microempreendedor Individual (MEI) Doméstico, dando a diaristas e prestadores de serviço a oportunidade de se tornarem empresários e ao mesmo tempo terem todos os direitos trabalhistas garantidos.
Por meio do projeto “Levanta e Sacode a Poeira”, esses profissionais podem se tornar franqueados da rede Limpeza com Zelo, oferecendo serviço de limpeza residencial com custo por hora, e obtendo, assim, uma renda mensal superior àquela que seria registrada se eles realizassem os atendimentos como autônomos.
“Lutamos por um ambiente mais inclusivo, incentivando mulheres e pessoas de menor renda a participarem do setor de limpeza não apenas como mão de obra, mas também como empregadores dos serviços que prestamos”, explica Renato Ticoulat, fundador da franquia no Brasil.
Ana Graziele da Silva Paranhos, de apenas 23 anos, pode dizer que mudou completamente de vida depois que se tornou uma franqueadora MEI. Ela morava com uma amiga e fazia faxina ocasionalmente quando foi contatada pela Limpeza com Zelo.
“Eu fazia parte de um grupo privado no Facebook, cujos membros eram apenas empregadas domésticas, e tinha deixado meus dados lá para que possíveis clientes entrassem em contato. Um dia, recebi uma ligação da Limpeza com Zelo, e fui convidada para participar de uma reunião na empresa, onde eu conheci a rede. Eu me interessei, fiquei e estou até hoje.”
Desde que se tornou empreendedora, Ana conquistou mais clientes a passou a ganhar o triplo que ganhava mensalmente. “Por enquanto, eu trabalho sozinha, mas tenho planos de expandir e contratar funcionários”, conta.
4. Evolute Cursos Profissionalizantes
Com 11 unidades próprias e 64 franquias, a Evolute Cursos Profissionalizantes conta hoje com 20 mil alunos. Em pouco menos de 10 anos, mais de 100 mil estudantes se qualificaram para o mercado de trabalho por meio dos cursos oferecidos pela rede, graças a oferta de aulas a preços acessíveis. Os alunos da Evolute pagam cerca de R$ 2 mil por cursos com duração média de um ano e meio.
A rede também oferece oportunidades de emprego dentro das próprias unidades. A Evolute passará a contratar, já no início do próximo ano, alunos formados pela própria rede a fim de proporcionar aos estudantes uma experiência profissional na área escolhida. O projeto faz parte do compromisso da rede em preparar seus alunos para conquistar posições de destaque no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo por meio da educação e na inovação tecnológica.
A rede de franquia odontológica foi fundada em outubro de 1990 com o objetivo de conscientizar as pessoas quanto à necessidade de cuidar da saúde bucal por meio de tratamentos preventivos, e, sobretudo, viabilizar esse tipo de serviço a todos os brasileiros, oferecendo tratamentos de excelência a preços justos.
De acordo com levantamento feito pela própria empresa, são colocados, no total, 14 mil aparelhos ortodônticos e 3 mil implantes, por mês. A rede estima que em cinco anos, estará em um em cada três lares brasileiros. Até o final de 2017, cinco milhões de procedimentos terão sido realizados.
Além de oferecer tratamentos dentários a preços acessíveis, o Instituto OdontoCompany entrega a adolescentes carentes cerca de 100 mil atendimentos sem nenhum custo, por meio de seu projeto de prevenção da perda dos dentes permanentes.
“Quando olhamos para os tratamentos oferecidos às comunidades atendidas pelas nossas franquias, conseguimos enxergar os efeitos dos números”, diz Paulo Zahr, fundador da rede. A campanha, a maior do gênero no Brasil, emprega seis mil colaboradores de forma direta e outros quatro mil de forma indireta
Além de se preocupar em prestar um serviço de qualidade, a OdontoComapny também se empenha em destinar de forma correta o lixo derivado dos atendimentos. Cem por cento dos filmes de Raio-X são digitalizados, evitando assim, o descarte de produtos metálicos na natureza.
A maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos, já formou mais de um milhão de profissionais, gerando renda e oportunidades para famílias brasileiras em um dos mercados que resiste à crise e mais cresce no Brasil.
O Instituto Embelleze, dedicado à formação de profissionais e microempreendedores, já conta com 330 escolas em todo o país e uma no Equador. Dentre os profissionais treinados pelo Instituto 40,82% são cabeleireiros, 18,82% são manicures e 15,84% são depiladores.
A empresa também apoia projetos de responsabilidade socioambiental, beneficiando crianças, jovens e adultos em algumas cidades do Brasil.