A maioria das empresas abertas no Brasil não contam com funcionários. É o que mostram os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021: 77,4% dos novos negócios não tinham pessoal ocupado assalariado, apenas sócios ou proprietários. A tendência também pode ser observada no mercado das franquias. De olho na facilidade para empreender e aumentar a lucratividade, algumas redes oferecem modelos que dispensam colaboradores e, em alguns casos, até a ida à empresa.
A PremiaPão, rede de publicidade em sacos de pão que conecta marcas diretamente ao público-alvo, já possui 123 unidades em todo o país. A franquia, que tem investimento inicial a partir de R$6 mil e prazo de retorno de três a seis meses, permite que o empreendedor trabalhe em formato home based. Além disso, a marca oferece treinamento completo e todo suporte ao franqueado.
A rede especializada em limpeza de residências, escritórios e condomínios, Limpeza com Zelo, oferece um modelo de negócios para quem quer investir e executar os serviços sem a necessidade de contratar funcionários. Com um investimento total de R$ 25 mil, que podem ser financiados em 36 meses sendo 70% desse valor pago com a receita de contratos garantidos, que caso não aconteçam não é necessário o pagamento, a marca opera em formato de home based e proporciona treinamento para os franqueados, capacitando-os para realizar o serviço prestado pela franquia.
Sem a necessidade de funcionários a Sofá Novo de Novo, rede de blindagem e higienização de estofados, conta com um modelo de negócio a partir de R$ 25.900,00 e o faturamento médio mensal do franqueado gira em torno de R$ 15 mil. O modelo de negócio se destaca por oferecer aos empreendedores treinamentos que englobam, além da parte técnica do negócio, áreas como: vendas, gatilhos mentais, liderança, checklist, ordem de serviço, marketing, atendimento ao público, entre outros. São mais de 20 módulos e todo o treinamento é online e presencial com certificado.
Para quem deseja investir na área da construção civil, a Prospecta Obras entrega uma ferramenta de gestão inteligente de dados que mapeia e conecta as principais obras em andamento do país com os lojistas cadastrados em sua plataforma. Com um negócio home based, que exige apenas o uso de um computador com acesso à internet, a rede oferece ao franqueado o gerenciamento detalhado dos dados para elaborar uma carteira de clientes da região, chegando a faturar até 75% dos valores das assinaturas. O investimento inicial varia de R$ 50 mil para regiões com até 500 mil habitantes a R$ 100 mil para locais com mais de 600 mil habitantes, e o faturamento alterna entre R$ 35 mil e R$ 42 mil mensais.