Conheça formas de organizar pequenos detalhes da operação para gerar impactos positivos nas contas

Economizar não é tarefa fácil. Mas para que poupar se minha empresa está caminhando bem? Essa é uma das perguntas que muitos empresários fazem quando o negócio não está atravessando um momento de turbulência nos negócios, mas é justamente quando os negócios estão bem que as mudanças devem ser aplicadas na empresa.

Henrique Mol, presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das redes Encontre Sua Viagem, Fórmula Pizzaria, SUAV Estética e Beleza, Quisto Corretora de Seguros e Acquazero, cita que para aumentar o lucro é necessário economizar. “É necessário reorganizar as contas e cortar gastos desnecessários. Para isso, o empreendedor tem que ter um olhar mais apurado, olhar com atenção os recursos a sua volta, verificar quais medidas podem ser adotadas e implantadas. É cortando gastos que se evita uma possível crise nos negócios”, diz.

Essa dica observada por Mol, inclusive, deve ser adotada para quem está começando o negócio próprio, principalmente para aqueles que ainda não começaram a ter o retorno do investimento. Medidas simples possibilita que esse retorno aconteça antes mesmo do previsto.

Mol pontua que o primeiro passo é reorganizar o uso do telefone e energia que tem grande impacto todo final de mês. Mas o grande segredo está no planejamento e avaliação de todos os processos da operação para que o empreendedor encontre uma solução ainda mais assertiva, detectando desperdícios e falhas dentro do processo, e consequentemente aumentando o fluxo de caixa.

Na ponta do lápis

O empresário conta que implantou atitudes simples para cortar gastos dentro da holding e em pouco tempo conseguiu economizar 10%.

“Parece difícil, mas não é. Basta olhar com atenção e analisar o que pode ser cortado dentro da empresa ou reduzir o consumo, principalmente para aqueles que estão no início do negócio que buscam equilibrar os gastos da empresa. No nosso caso, acabamos encontrando serviços que não estavam sendo usados e que tinham alternativas mais baratas”, diz.

Henrique cita que o primeiro passo que adotou dentro da holding foi burocratizar o processo de aprovação de contas a pagar. Toda conta que necessita de liberação de pagamento passa pelo crivo de Mol.

Outra medida adotada e que permitiu enxugar os gastos é que todo pagamento precisa ter prazo mínimo de vencimento até a data de 10 dias. Isso faz com que evite pagar algo atrasado e com juros. “Somos cerca de 70 colaboradores dentro da empresa, administramos vários setores, no início não foi tão fácil que todos seguissem a “cartilha” que implantamos, a ação exigiu adaptações de fornecedores e fluxos, porém todos visualizaram e entenderam que era necessária essa nova cultura dentro da empresa. Economia não é feita somente na crise, pelo contrário, é sabendo poupar e administrar que se evita uma crise, tanto na questão financeira, bem como na gestão da operação”, ressalta o presidente da Encontre Sua Franquia.

Leitura

Não sabe como dar o primeiro passo para cortar os gastos? Henrique dá uma dica preciosa: “Leia! Leia muito. O exemplo de uma pessoa que economizou pode servir de inspiração para outra. Fui em busca de cortar gastos desnecessário após uma leitura em livro de empreendedorismo que falava exatamente sobre isto. A burocratização de contas a pagar é fundamental para dificultar novas despesas e encontrarmos alternativas de redução. Muitas vezes a solução está na nossa frente e não enxergamos, por isso toda leitura é importante, inclusive notas rápidas em um jornal, portal, etc”, afirma.

Suporte

Os franqueados da holding Encontre Sua Franquia, principalmente os que exigem modelo de loja física recebem orientação da equipe interna de suporte para encontrarem medidas para economizarem em seu negócio.

“Cada caso é analisado com cuidado, as vezes um franqueado está gastando mais com logística para compra dos produtos, estoque, insumos, etc porque não está sabendo analisar com cuidado os pedidos. São gastos desnecessários que pesam no final do mês. Por isso há a real necessidade de suporte, inclusive orientações para encontrar o melhor caminho e evitar o desperdício”, diz. Mol ainda acrescenta: “Outro ponto muito importante são os encontros que realizamos com os franqueados. É uma grande oportunidade para troca de experiência, contar os desafios, as superações. Cada negócio é peculiar e essa troca de informações é muito importante para o crescimento das empresas”, conclui.