O segmento de lavanderias apresenta boa margem de crescimento no Brasil. Nesse terceiro trimestre, o setor apresentou um crescimento de 4,5% de unidades em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse aumento se refletiu em aproximadamente 5% do resultado no faturamento desse período.
“O franchising é um ramo que costuma apresentar boa margem de crescimento ao país; mesmo nos períodos mais difíceis da economia o setor manteve bons resultados. Além da demanda de públicos nos diversos segmentos de franquias, a facilidade em operar e de contratar funcionários se traduz em rentabilidade”, comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, rede franqueadora que detém as marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderias Express, Inova Industrial e Laundry 4 You – lavanderias em condomínios.
A gerente afirma que o segmento de lavanderias é um mercado que apresenta boa margem de crescimento no Brasil. ”Nosso know-how de mais de 20 anos e as 13 chancelas de excelência ABF que recebemos tornam o caminho de expansão muito mais produtivo. Trabalhamos e acompanhamos as franquias do Grupo Acerte de perto, potencializando os resultados junto aos franqueados.”
Um fator importante sobre abrir uma franquia de lavanderia é que, em muitos casos, não é necessário ter força de trabalho com experiência nesta área, pois tanto o empreendedor quanto os colaboradores da lavanderia contam com treinamentos internos da rede franqueadora periodicamente. Com o índice de desemprego ainda alto no Brasil, um dos principais entraves que costumam surgir na mente dos contratantes é a escassez de mão de obra qualificada. A falta de especialização técnica é uma realidade na grande maioria das regiões brasileiras, incluindo as metrópoles, o que acaba inibindo a retomada mais acelerada da economia.
“Essa peculiaridade apoia não somente a capacitação dos trabalhadores de operação, mas os próprios empreendedores franqueados. Cerca de 90% de nossos franqueados nunca trabalharam com lavanderia antes e, mesmo assim, são bem sucedidos por meio de nossos treinamentos e consultorias em todas as áreas do negócio”, comenta Claudia.
Essa rápida adaptação ao segmento passa também pela estrutura que a rede de franchising dispõe. “Oferecemos aos franqueados treinamentos regulares em gestão, marketing, vendas, operação, atendimento, entre outros, nos quais eles recebem orientações completas, inclusive sobre contratação de mão de obra qualificada e como gerenciar o dia a dia da loja”, explica a gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte.
Além disso, as lavanderias não lidam com estoque de produtos perecíveis, o que permite que o investimento seja menor em relação a outras categorias que carecem desse recurso. “O rendimento de cada franquia depende não só do perfil do negócio, segmento e localização, mas, sem sombra de dúvida, na forma em como o franqueado administrará o negócio. O empreendedor precisa estar ciente que uma franquia não se conduz sozinha. A rede franqueadora entra com todo o know how, mas a força de trabalho parte de quem está à frente do negócio, ou seja, o franqueado”, conclui Coifman.