Com presença na América Latina, Calçados Bibi vence Prêmio Destaque de Internacionalização 2023

Com 19 operações no exterior, maior rede de calçados infantis do Brasil visa 100 unidades internacionais até 2030

Bibi na Guatemala

Desde 2017, a Calçados Bibi, rede de calçados infantis, leva seu projeto de franquias para outros países, localizados principalmente na América Latina. Mas, muitos anos antes, a empresa já tinha participação no mercado internacional com a exportação dos produtos fabricados em território brasileiro para mais de 60 países. Com a expertise de décadas, a companhia investiu na internacionalização do modelo exclusivo para o Varejo para levar aos consumidores uma nova forma de consumir os calçados e acessórios da marca. Ao todo, são 19 operações no exterior, o que contribuiu para a conquista do Prêmio Destaque de Internacionalização 2023, concedido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A premiação que ocorreu durante a ABF Expo Franchising deste ano, realizada no fim de junho em São Paulo capital, chancelou marcas que obtiveram sucesso internacional em quatro categorias: Importância do case para a marca, Inovação, Complexidade e Relação com o Franchising Brasil. A Calçados Bibi foi a única representante do estado do Rio Grande do Sul a conquistar este reconhecimento.

Uma imagem contendo Diagrama Descrição gerada automaticamenteCom presença em mais de 60 países, a empresa exporta cerca de 22% dos 2,6 milhões de pares de calçados produzidos nas duas plantas fabris, localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia. Para ter sucesso na internacionalização de lojas licenciadas, uma das estratégias da marca visa a escolha de parceiros comerciais de longa data, que já atuam via exportação de calçados nos países em que a marca mapeia sua expansão por meio das lojas licenciadas Bibi. Isto permite que a implantação de uma operação de loja seja mais assertiva, já que conta com uma base de conhecimento sobre o varejo local, sobre a marca e sobre o produto. Para este ano, a marca planeja implantar 10 novas unidades, que estarão concentradas na América Latina e uma na Europa.

“Ficamos muito felizes com o prêmio de internacionalização da ABF e APEX. Isso comprova nosso sucesso onde já atuamos e nos impulsiona a continuar o nosso trabalho no exterior, com o intuito de pintar o mundo de laranja, cor da nossa marca. O objetivo é levar aos consumidores da América Latina e Europa a expertise de 15 anos de atuação da Bibi no varejo. Durante esses anos, conseguimos ampliar a presença da marca por todo o Brasil e, junto com os nossos parceiros internacionais, implantar operações da rede em outros países. Agora, a meta é expandir para outros centros comerciais nas regiões onde já operamos e chegar em países que só contam com lojas multimarcas, permitindo criar uma experiência diferenciada de consumo aos clientes Bibi”, finaliza a presidente da marca, Andrea Kohlrausch.