Desde 2017, a Calçados Bibi, rede de calçados infantis, leva seu projeto de franquias para outros países, localizados principalmente na América Latina. Mas, muitos anos antes, a empresa já tinha participação no mercado internacional com a exportação dos produtos fabricados em território brasileiro para mais de 60 países. Com a expertise de décadas, a companhia investiu na internacionalização do modelo exclusivo para o Varejo para levar aos consumidores uma nova forma de consumir os calçados e acessórios da marca. Ao todo, são 19 operações no exterior, o que contribuiu para a conquista do Prêmio Destaque de Internacionalização 2023, concedido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A premiação que ocorreu durante a ABF Expo Franchising deste ano, realizada no fim de junho em São Paulo capital, chancelou marcas que obtiveram sucesso internacional em quatro categorias: Importância do case para a marca, Inovação, Complexidade e Relação com o Franchising Brasil. A Calçados Bibi foi a única representante do estado do Rio Grande do Sul a conquistar este reconhecimento.
Uma imagem contendo Diagrama Descrição gerada automaticamenteCom presença em mais de 60 países, a empresa exporta cerca de 22% dos 2,6 milhões de pares de calçados produzidos nas duas plantas fabris, localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia. Para ter sucesso na internacionalização de lojas licenciadas, uma das estratégias da marca visa a escolha de parceiros comerciais de longa data, que já atuam via exportação de calçados nos países em que a marca mapeia sua expansão por meio das lojas licenciadas Bibi. Isto permite que a implantação de uma operação de loja seja mais assertiva, já que conta com uma base de conhecimento sobre o varejo local, sobre a marca e sobre o produto. Para este ano, a marca planeja implantar 10 novas unidades, que estarão concentradas na América Latina e uma na Europa.
“Ficamos muito felizes com o prêmio de internacionalização da ABF e APEX. Isso comprova nosso sucesso onde já atuamos e nos impulsiona a continuar o nosso trabalho no exterior, com o intuito de pintar o mundo de laranja, cor da nossa marca. O objetivo é levar aos consumidores da América Latina e Europa a expertise de 15 anos de atuação da Bibi no varejo. Durante esses anos, conseguimos ampliar a presença da marca por todo o Brasil e, junto com os nossos parceiros internacionais, implantar operações da rede em outros países. Agora, a meta é expandir para outros centros comerciais nas regiões onde já operamos e chegar em países que só contam com lojas multimarcas, permitindo criar uma experiência diferenciada de consumo aos clientes Bibi”, finaliza a presidente da marca, Andrea Kohlrausch.