Com mercado de trabalho aquecido, Microlins amplia atuação no interior do Rio de Janeiro

Empresa chega à cidade de Casimiro de Abreu com objetivo de oferecer cursos de capacitação aos jovens da região

Maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com mais de 400 escolas, a Microlins amplia sua presença no interior do Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2024. A marca chega à cidade de Casimiro de Abreu, fazendo parte do plano de crescimento da empresa para a região. O objetivo é oferecer cursos livres, profissionalizantes e de idiomas para jovens a partir de 16 anos. Além disso, a marca também é atuante do segmento de ensino superior, disponibilizando graduações e pós-graduações EAD.

Sob o comando de Luiz Alfredo, 31 anos, a unidade fica localizada próximo a prefeitura e abriu as portas em 06 de março. A história do franqueado com a Microlins é inspiradora. Luiz conheceu a marca como todos os jovens brasileiros que buscam uma profissionalização na área de mais afinidade. Com o apoio da mãe, Alfredo ingressou na empresa para estudar montagem de computadores em meados de 2010. Durante as aulas, ele participou de palestras na escola, onde conheceu o franqueado local, que anos depois se tornaria seu sócio e mentor.

“Foram muitas etapas na minha trajetória profissional e, parando para relembrar, a Microlins esteve comigo em todas as fases. Fui aluno, voluntário, estagiário, vendedor, gerente comercial, gestor de unidade e, agora, franqueado. Tudo isso só foi possível com o apoio do Flávio Pimentel, que foi meu professor e franqueado da escola que iniciei meu curso há 14 anos, pois ele enxergou em mim um parceiro de negócios”, comenta. Atualmente, Luiz Alfredo e Flávio contam com cinco escolas da Microlins, sendo três em operação e duas a inaugurar, sendo uma ainda neste ano, em Rio Bonito, e outra em 2025, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Um diferencial das escolas dos sócios é o plano de carreira oferecido aos colaboradores. Como um ex-aluno, Luiz enxerga como fundamental dar oportunidades ao corpo docente e administrativo das unidades que opera. Dessa forma, há possibilidade de mais pessoas ingressarem no empreendedorismo por meio do franchising. De acordo com Alfredo, este é o caso de duas coordenadoras pedagógicas, que estão como trainees de diretoria, galgando espaço dentro do negócio administrado por ele. “Vejo isso como incentivo para aqueles que trabalham comigo. Quero que também tenham a oportunidade profissional que eu tive ao longo da minha vida, como o convite que recebi do Flávio para ser seu sócio em São João da Barra, interior do Rio de Janeiro, sendo este meu primeiro negócio”, ressalta Luiz.

Com um portfólio renovado com cursos que vão da tradicional Informática e idiomas até mais atuais, como Programação e Games, a Microlins tem como fundamento oferecer o programa lifelong learning, ou seja, possibilitar ao aluno estudar para todas as fases de seu aprendizado em um mesmo lugar. Há mais de 30 anos no mercado educacional e parte do Grupo MoveEdu, a rede já formou mais de 4 milhões de jovens. Para quem deseja se tornar um franqueado da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 150 mil e prazo de retorno a partir de 12 meses.