Com crescimento associado ao agronegócio, Londrina lidera ranking de franquias, segundo a ABF

Com 10 anos no mercado, a Sonhagro é um exemplo desse cenário de sucesso

Foto Vivian Honorato

O setor de franquias no Brasil continua a trilhar um caminho de expansão, impulsionado por diversos fatores, incluindo o crescimento do agronegócio e o destaque de cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Segundo o mais recente ranking das 30 maiores cidades que mais cresceram por operações, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Londrina, no interior do Paraná, se destaca ocupando a primeira posição, registrando um avanço significativo de 25 posições em relação ao ano anterior. Este cenário revela uma tendência promissora para investidores.

Londrina é o segundo maior município paranaense em população, é reconhecida pelo seu papel econômico no agronegócio e no setor industrial. Com mais de 500 mil habitantes e sede de uma região metropolitana com mais de 1,1 milhão de pessoas, a cidade ganhou ainda mais projeção com a assinatura, em setembro, de um protocolo de intenções entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Sociedade Rural do Paraná e o Ministério da Agricultura e Pecuária. Esse acordo reforça a vocação do município como polo de inovação no setor agropecuário.

O crescimento do setor de franquias no país também é respaldado por números divulgados no terceiro trimestre pela ABF. O franchising apresentou um crescimento expressivo de 11,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando um faturamento de mais de R$ 62 bi. Esse desempenho robusto consolida esse mercado como uma excelente opção de investimento.

A rede de franquias especializada em Consultoria de Crédito Rural, Sonhagro, é um exemplo desse cenário de sucesso. Com uma presença significativa no Paraná, a empresa conta com credenciamento em instituições financeiras de renome, como Banco do Brasil, Caixa Federal, Cresol, SiCredi e Sicoob. O CEO da Sonhagro, Romário Alves, destaca que o modelo de franquias oferece um suporte sólido da franqueadora, reduzindo os riscos em comparação aos negócios próprios.

Para os interessados em se tornar franqueados da Sonhagro, o investimento inicial é a partir de R$ 23.790,00, com prazos de retorno de 4 a 6 meses. Com lucratividade estimada acima de 58,6%, a franquia se apresenta como uma oportunidade promissora em um mercado em plena expansão.