Com apenas 17 anos, aluno bolsista da SuperGeeks Brasília Asa Norte inicia carreira no mercado de TI como analista de Cloud

"Quero agradecer as diversas oportunidades que a parceria SuperGeeks e Instituto Doando Vidas me proporcionou", Lucas Gabriel de Oliveira Brito

Aluno da SuperGeeks, e monitor (ex-aluno) Lucas Gabriel

Durante a 74.ª Assembleia Geral das Nações Unidas de 2015 foi definido o 28 de setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. Reconhecia-se, assim, o significado do acesso à informação para todos.

No âmbito desta comemoração, visando levar o ensino de Ciência da Computação para o maior número de pessoas possível, a unidade da SuperGeeks no Distrito Federal, em Brasília Asa Norte, fechou parceria com o Instituto Doando Vida, em agosto de 2021, e selecionou adolescentes das famílias já atendidas pelo Instituto Doando Vida, com idades entre 14 e 17 anos, matriculados em escola pública, para receberem bolsa integral do curso MasterGeeks (curso profissionalizante de programação) durante todo o período do curso.

O bolsista Lucas Gabriel de Oliveira Brito, 17 anos, que iniciou o curso MasterGeeks 1, se destacou na turma e concluiu a primeira etapa em apenas cinco meses. “Esse aluno foi promovido ao MasterGeeks 2 e convidado a ser monitor na turma que possui mais de 9 alunos. Continuou se destacando e exercendo uma liderança em sala de aula. Em junho de 2022, iniciou sua carreira no mercado de TI como analista de Cloud e sua jornada acadêmica no curso de Análises e desenvolvimento de Sistema”, informa Cássia Ban, CEO da SuperGeeks.

Para Lucas, esse projeto significou uma mudança de vida. “Me senti lisonjeado e extremamente feliz por concluir com excelente aproveitamento o MaterGeeks 01 e ter sido reconhecido como apto para a monitoria da turma. Através do curso, aprendi várias linguagens de programação e várias áreas de atuação em TI. Além da programação, sendo hoje um analista de Cloud, também me ajudando a decidir qual curso acadêmico fazer, sendo um grande dilema entre os adolescentes”, comenta.

Hoje, a informática e seus equipamentos permeiam a vivência da maioria das pessoas, sendo não só facilitadores de atividades diárias, mas também ferramentas de trabalho. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em 2021, o Brasil forma cerca de 46 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) por ano.

O prodígio, Lucas Gabriel, informou ainda que o curso da SuperGeeks é completo e está sempre atualizado conforme tecnologias usadas no mercado de trabalho. “Quero agradecer as diversas oportunidades que a parceria SuperGeeks e Instituto Doando Vidas me proporcionou, e agradecer em nome de todos da turma a grande oportunidade que nos dão ao dispor o curso MasterGeeks”, finaliza.

Criada no Vale do Silício (EUA) quando seus fundadores, Vanessa Ban e Marco Giroto, perceberam que escolas, empresas e políticos americanos estavam se mobilizando para ensinar Ciência da Computação para crianças e adolescentes, a SuperGeeks possui uma metodologia exclusiva e apoio pedagógico adequado para que o ensino seja aproveitado ao máximo.

A rede oferece diversos tipos de cursos: Regulares (Ciência da Computação, Robótica ou SuperKids – semestrais/anuais), Profissionalizante (MasterGeeks), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou Programação no Minecraft – bimestrais) e QuickCodes (Criando Games 2D ou Robótica com Arduíno – mensais). Completos, eles englobam os principais aspectos da ciência da computação.