CNA lança franquia que dispensa ponto físico

Rede de ensino de idiomas cria mais um modelo para os franqueados: a Franquia Digital CNA, com investimento inicial de apenas R$ 5 mil

Eduardo murin - Diretor Comercial B2B & Partner CNA Idiomas

O CNA, rede de franquias de ensino de idiomas, anuncia para o mercado o lançamento de mais um modelo de franquia: a Franquia Digital CNA.

O novo formato funciona como uma escola de idiomas virtual, e por isso não há necessidade de ponto físico. A taxa de franquia para esse modelo de negócio é de apenas R$ 5 mil, com 50% desse valor destinado ao marketing local, sob gestão da área de marketing da franqueadora e agências parceiras.

Ao adquirir a Franquia Digital CNA, o franqueado adquire um território de atuação, com contrato de franquia, e todo o know-how da rede, incluindo treinamentos e o suporte da franqueadora.

A Franquia Digital CNA é destinada a municípios pequenos, com até 50 mil habitantes, que hoje não comportam uma escola do CNA.

O franqueado poderá fazer sua própria captação de alunos e também receberá estudantes captados pelo “digital service”, da franqueadora. Nesse último caso, a franqueadora distribuirá os alunos de acordo com a região onde moram para as franquias mais próximas – o que já acontece para as escolas tradicionais (físicas).

CNA atinge meta de expansão de 2023 já em setembro

Em setembro, com três meses ainda para encerrar o ano, o CNA já superou sua estimativa de assinatura de novos contratos de franquias para 2023. São 100 negociações concluídas, ante uma expectativa inicial de 80. “Ultrapassamos a marca de 100 contratos e agora buscamos concluir o ano com o total de 120”, afirma Eduardo Murin, diretor de Expansão do CNA.

A rede de ensino de idiomas, que este ano completa 50 anos, tem cerca de 700 escolas em operação e atende 350 mil alunos por ano, vem em um ritmo forte de expansão. Em 2021, foram 80 novos contratos de franquias assinados e, em 2022, mais 90. “Tivemos crescimento em todos os modelos de franquias”, comenta Murin.

Atualmente, o CNA disponibiliza para o candidato a franqueado oito modelos de franquia.

Murin explica que o crescimento mais acentuado de venda do CNA se concentra nos novos modelos de microfranquia e franquia escola – a primeira com investimento inicial a partir de R$ 35 mil e a segunda com aporte inicial de R$ 15 mil , graças a uma reestruturação para tornar-se mais ágil e atraente em relação ao investimento inicial.

A microfranquia, comenta o executivo, é viável para municípios pequenos, que não têm público suficiente para uma escola maior de idiomas. “Interiorizamos a marca”, diz. Nesse sentido, o estado de Minas Gerais foi o que mais contribuiu com a expansão desse formato. Nos últimos dois anos, o CNA abriu cerca de 24 unidades no estado mineiro, de um total de 170 novos negócios concretizados no país todo.

Além da interiorização da marca, ganha força também a presença do CNA em polos educacionais a distância. Com o formato Franquia Escola, a rede hoje está presente nos polos educacionais da Cruzeiro do Sul, universidade com mais de 1.500 unidades no país. O formato Franquia Escola, vale dizer, atende desde o Ensino Fundamental, passando pelo Ensino Médio, até as universidades e faculdades.

A rede continua ofertando também modelos maiores de franquia para cidades com mais habitantes. Entram aqui as Franquias Pequena, Média e Grande, com investimentos iniciais a partir de R$ 150 mil, R$ 280 mil e R$ 350 mil, respectivamente.

Condições especiais para novos franqueados

O CNA busca candidatos a franqueados em todo o país, e traz condições especiais para quem quer investir em uma nova escola em comemoração aos 50 anos da marca.

Quem adquirir duas franquias CNA terá isenção da taxa de franquia na segunda operação. E quem optar por comprar uma só unidade receberá desconto de 50% na taxa de franquia, além de voucher de desconto no material didático e projeto arquitetônico gratuito em alguns casos.

Aquele que investe em duas unidades simultaneamente inaugura a primeira unidade e tem até um ano e meio para abrir a segunda escola, já com um território assegurado. “Analisamos as histórias de sucesso da marca e percebemos que os multifranqueados têm performance bastante interessante. Por isso decidimos estimular a aquisição de mais de uma unidade por franqueado”, afirma Murin. “Essas novas condições são um estímulo para o empreendedor ingressar na marca já com uma trilha traçada para ser multifranqueado.”