Cliente vira franqueado e, com novo produto, ajuda marca de sucos e saladas a aumentar o faturamento

Geraldo e Pedro Vieira são os franqueados da unidade de Contagem (MG) da Sucos S/A, os primeiros a adicionarem a salada no cardápio – hoje o carro-chefe da marca

A relação que começou como marca e cliente, logo se transformou em franquia e franqueado. Essa é a história de Geraldo e Pedro Vieira, pai e filho, de Contagem (MG). Eles conheceram a Sucos S/A – franquia de alimentação saudável e que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos e saladas – em um passeio por Araçatuba (SP), cidade onde os pais da esposa de Geraldo moram. “Adoramos o suco, o conceito do lugar e procuramos os proprietários para tentar abrir uma loja na região de Belo Horizonte”, conta Geraldo.

Experiência no ramo? Nenhuma. O pai trabalhou por anos como diretor-geral em uma multinacional do setor de energia. O filho tinha se mudado para o Canadá, onde trabalhava e estudava. Porém, após pesquisarem sobre o segmento, constataram o que já sabiam: o negócio era bom e rentável.

Mas antes mesmo da aquisição da loja, em agosto de 2018, pai e filho tinham um desafio pela frente: o shopping onde a loja seria aberta não aceitava, na praça de alimentação, redes sem opções de pratos para refeição. “A franquia, até aquele momento, só servia sucos, açaís e sanduíches naturais. Com a exigência, conversamos com os sócios da Sucos S/A, apresentamos a ideia de adicionar saladas ao cardápio, e eles concordaram. A partir daí, começamos a desenvolver o modelo que melhor se encaixava com a loja”, conta Geraldo.

Com a proposta de refeição, a loja foi inaugurada, sendo a primeira franquia de toda rede a oferecer esse prato. Hoje, todas a unidades da Sucos S/A possuem a salada no cardápio. “No começo, foi um desafio, mas sabíamos que a salada tinha tudo a ver com a marca”, destaca Pedro. “Foi uma ótima aposta. Atualmente, as saladas representam 60% de todas as vendas da Sucos S/A”, explica Gustavo Dinamarco, sócio fundador da rede.

Pai e filho já estão há quase três anos com a loja e, mesmo durante o período conturbado da pandemia, conseguiram bons resultados. “Para 2022, temos o objetivo de bater R$ 800 mil em faturamento”, comenta Pedro. Além disso, já têm planos para abrir novas unidades da Sucos S/A em Minas Gerais. “Temos o interesse em ajudar a marca na gestão de unidades em nossa região, aliviando a gestão a partir de Araçatuba e auxiliando no crescimento da rede”, finaliza Geraldo.

Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.