Chá deixa a festa junina mais saborosa

Festa Junina combina com pipoca, quentão, licor de tamarindo, cachorro-quente, pamonha, canjica, paçoca e… chá! Nesta época do ano, a bebida que é a segunda mais consumida no mundo – perdendo apenas para a água – mostra mais uma de suas qualidades: a versatilidade. O chá pode ser tomado quente ou frio e é usado em drinques e na culinária, inclusive no preparo de doces e geleias. Isso sem falar das propriedades da bebida, associada ao bem-estar e ao reforço na imunidade graças às propriedades dos ingredientes.

Originário da China, o hábito de mergulhar as folhas da Camellia sinensis em água quente conquistou o mundo graças à influência inglesa, mas aqui na América os povos originários já conheciam muito bem o poder das infusões. No Brasil, o consumo de chá cresceu 60% nos últimos cinco anos, segundo uma pesquisa divulgada em dezembro de 2019 pela consultoria internacional Euromonitor.

Uma das receitas sugeridas pela Tea Shop para deixar a festa junina mais deliciosa é uma mescla à base de Rooibos, um arbusto originário da África do Sul e rico em vitamina C, com um toque de licor de tamarindo, tão apreciado nas festas juninas do Nordeste do país. Os demais ingredientes da mescla são cenoura, casca de laranja e sementes de rosa mosqueta.

A segunda receita sugerida pelos especialistas em chá é uma canjica cheia de personalidade. Canela, gengibre, cravo e cardamomo são os ingredientes da infusão Indian Yogi, utilizada no preparo dessa iguaria típica junina no Sudeste e Sul do Brasil.