Para ser um empreendedor de sucesso é preciso buscar e adquirir conhecimentos específicos no segmento em que atua, além de ter um bom faro e olhar de negócios para identificar potenciais nichos de mercado. Para isso, líderes precisam saber comandar diferentes áreas e colaboradores sem se envolver tanto em questões operacionais, deixando que este tipo de trabalho fique a cargo de especialistas que atuam dentro e fora de uma corporação. Para entender melhor todo este contexto, oito líderes que atuam em setores diferentes se reuniram e criaram o livro “Canvas pelos Grandes Mestres”.
A obra, coordenada por Gustavo Becker, traz preciosas informações sobre Business Model Canvas ou, na versão brasileira, Quadro de Modelo de Negócios. Aos que não conhecem, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou já existentes. Basicamente, é um mapa visual pré-formatado dividido em nove blocos do modelo de negócios, sendo eles: parcerias chave, atividades chave, valor da proposta, relacionamento com clientes, segmento de clientes, fluxo de receitas, canais, recursos chave e estrutura de custos. Pensando em explorar melhor cada um destes temas, o CEO da 5àsec, Fabio Roth, em parceria com outros nomes conhecidos, como Fábio Krieger, Bruno Iasnogrodski, Zuleica Klauck, Gustavo Becker, Marcelo Souza, Bruno Santiago e Adeíldo Nascimento reuniram informações estratégicas para compor o livro “Canvas pelos Grandes Mestres”, da EducaBooks.
A obra conta com um capítulo inteiro escrito por Fabio Roth, que hoje lidera a 5àsec, maior rede de lavanderias do País com mais de 430 unidades em operação. Com mais de 20 anos de experiência, em sua maioria dedicados ao Franchising, e com know-how reconhecido pelo mercado, o CEO traz em seu currículo habilidades de planejamento estratégico, gestão de vendas, liderança em equipe, implantação de planos de excelência, avaliação de franquias, expansão de unidades de negócios em franquias, prospecção de investidores, consultoria comercial, financeira e operacional, planejamento e controle comercial. “É muito gratificante poder participar de um projeto como esse. Tenho certeza que o conteúdo será de grande utilidade para empreendedores que planejam investir em ações com foco no crescimento sustentável do negócio”, revela.
O livro será lançado em diferentes cidades brasileiras. No dia 22 de agosto, o lançamento será realizado na Livraria Cultura, em Porto Alegre. Dando continuidade, em 28 de agosto, será a vez da Livraria FNAC, em Curitiba, receber esta novidade. E, finalizando as ações que visam divulgar a obra, haverá o último evento com sessão de autógrafos na FNAC, localizada no Shopping Morumbi, em São Paulo, no dia 04 de setembro.