Catarinense de 27 anos cria rede milionária ao apostar em duas paixões nacionais: brigadeiro e café

Coragem, espirito visionário e determinação são qualidades comuns em empresários de sucesso. Bárbara Pavesi Alvaides, de 27 anos, buscou um diferencial no mercado e apostou na tendência gourmet para criar a marca Petite Amie, em agosto de 2015 .
A rede de franquias de café gourmet e brigaderia se tornou referência no Sul, onde possui três lojas e uma fábrica.  Logo expandiu para Brasília e chama de empreendedores de todo o Brasil. No ano passado o faturamento foi de R$ 4,5 milhões. 
O segredo de tanto sucesso deve ser atribuído à qualidade, padronização e exclusividade da linha de produtos Petite Amie. É que, segundo a empresária, até o cafezinho, que é a paixão de muitos brasileiros, leva um toque gourmet na rede.
A Petite Amie é especializada em cafeterias gourmet e famosa por seus brigadeiros e doces. Outra característica da Petite Amie são as mono porções de bolos e tortas e as chamadas taças sujas, lambuzadas de chocolates e outras especiarias, chamam a atenção pelo visual. 
“Elas chegam a tirar suspiros dos clientes e são as causadoras de muitas fotos na internet. Quando desenvolvi a marca, pensei em uma rede que não fosse apenas um estabelecimento, mas um evento, um entretenimento, digno de muitos compartilhamentos nas redes sociais. Tudo foi idealizado para agradar no paladar e também no visual”, se orgulha Bárbara. 
Ela começou seu negócio na cidade de Brusque, em Santa Catarina, sem sócios e com apenas R$ 80 mil de investimento. O sucesso por parte do público local e das cidades vizinhas foi imediata, o que fez com que a rede ampliasse a oferta de produtos e serviços. Hoje, a marca possui um faturamento mensal de aproximadamente a R$ 400 mil. Até maio de 2018, a rede prevê novas unidades em Londrina e Joinville.
Além de fazer parte de um setor que registrou alta de 9,3% no último ano e chegou a um faturamento de R$ 614,3 bilhões, a Petite Amie oferece soluções que possibilitam ao franqueado lucrar mais.
“Na alimentação, o lucro líquido, geralmente, é muito maior. Ele gira entre 20% e 30%. Se uma loja fatura R$ 80 mil, com todas as despesas fixas bem alinhadas, é possível conquistar um lucro de até R$ 24 mil por mês”, explica a empresária. 
Bárbara ainda ressalta que um dos fatores que fazem as franquias lucrarem mais é a fabricação própria dos produtos oferecidos na rede. “A maioria deles são feitos pela Petite Amie, isso reduz o gasto flutuante, além de manter um padrão de qualidade – algo muito apreciado pelos clientes em todo o Brasil”.
Atualmente, o faturamento médio de uma franquia, em uma cidade com até 100 mil habitantes, é de R$ 80 mil. Esse valor pode ser maior em cidades com uma população maior.