Campos dos Goytacazes (RJ) recebe primeira franquia da Maple Bear

Com reservas disponíveis, unidade já possui sala modelo para pais visitarem e conhecerem de perto o programa educacional

Os pais de Campos dos Goytacazes que desejam proporcionar uma educação bilíngue verdadeira para seus filhos desde o início já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede de escolas com mais de 140 unidades no Brasil, está abrindo sua primeira unidade na cidade e está com vagas abertas para reserva da turma de 2021 para alunos a partir dos 18 meses até 5 anos. A escola inicia com a educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento dos alunos. Em nível nacional, a rede possui mais de 25 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

O grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, depois com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, seguindo a legislação vigente no Brasil. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área didática, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Durante a pandemia, a Maple Bear lançou ainda o Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores no dia a dia de suas atividades. A iniciativa abrange alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.

Hoje, a marca conta com 14 unidades no Rio de Janeiro em operação, na capital, Teresópolis, Macaé e Niterói com cerca de 2 mil alunos, nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Também há 13 unidades em fase de implantação, em cidades como Volta Redonda, Duque de Caxias, Itatiaia, Rio das Ostras, Resende, Nova Iguaçu e na capital. Com a unidade de Campos dos Goytacazes serão gerados 20 empregos diretos. A operação será comandada pelo franqueado, Thiago Rodrigues Santana, com outros três sócios. O franqueado atuou por anos na área de Engenharia Civil, tanto em projetos realizados em construção civil quanto em iniciativas mais focadas na gestão empresarial.

“Verificamos que em Campos dos Goytacazes não existe uma escola genuinamente bilíngue, por imersão. Então vimos na Maple Bear a oportunidade de levar uma metodologia diferenciada aos moradores da região. A decisão de investir em uma franquia teve como base a facilidade da transferência de know-how, feito por meio do suporte dado pela própria franqueadora. Além disso, estamos falando de um negócio que nos dá mais segurança por ser um projeto perene e que será desenvolvido a longo prazo, com crescimento de novas salas de aula ano a ano. A reserva de vagas para o início do ano letivo em 2021 já está aberta. Estamos otimistas e projetamos que iremos conquistar por volta de 80 matrículas”, revela Thiago.

A escola será implantada em 2 mil metros quadrados de um casarão antigo, de uma família tradicional do município em questão. Os sócios mantiveram as características clássicas da estrutura arquitetônica, para preservar a construção. Inicialmente, serão quatro salas de aula, para crianças de 1 a 4 anos. Segundo o franqueado, como a demanda para alunos de 5 anos está aumentando, é possível que a operação ganhe mais uma sala, voltada para esta faixa etária. Para que os pais possam conhecer melhor a estrutura e todos os benefícios que a escola tem a oferecer aos seus filhos, esta unidade contará com uma sala modelo. Dessa forma, os pais que efetuarem um agendamento individual podem se inteirar melhor sobre como funciona a metodologia da escola, os horários, como e onde são feitas as refeições, quais os valores praticados, entre outros fatores, para que se habituem com o ambiente. Vale ressaltar que o início das atividades da unidade de Campos dos Goytacazes está previsto para fevereiro de 2021.