Calçados Bibi lança 4° relatório de sustentabilidade com foco em ações ESG

O lançamento oficial do material foi em 05 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Calçados Bibi lançou o 4º Relatório de Sustentabilidade, no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. No material, que está disponível no site oficial da rede, é apresentado aos consumidores as ações de sustentabilidade realizadas nos anos de 2019, 2020 e 2021. O relatório foi elaborado em parceria com a Eco Valor, uma consultoria em sustentabilidade, após uma pesquisa com todos os públicos de interesse, como clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, entre outros, para que a empresa captasse os tópicos de sustentabilidade considerados mais relevantes para cada um dos stakeholders. Nesta publicação é possível verificar os principais indicadores de desempenho da organização nas áreas econômica, social e ambiental, bem como a estrutura organizacional e os projetos estratégicos da marca com relação à preservação de recursos naturais. A quarta edição contempla as atividades realizadas na matriz, em Parobé (RS), e na filial situada em Cruz das Almas (BA).

O processo de reporte das ações de sustentabilidade demonstra aos stakeholders, que as atividades realizadas no período em questão estão alinhadas ao propósito da marca e à missão, visão e valores da Bibi, além de contribuírem na proteção do meio ambiente e na construção de um mundo melhor. Ou seja, esse documento auxilia a empresa que atua no segmento infantil a medir o impacto no planeta e a pensar em soluções para compensar cada um deles. Na edição deste ano, o material traz como conteúdo de destaque os compromissos estipulados pela companhia nos âmbitos de governança ambiental, social e corporativa, que serão colocados em prática até 2030.

“Para a Bibi, a sustentabilidade faz parte da estratégia de negócio. Buscamos sempre a diferenciação e a agregação de valor aos produtos e serviços de forma consciente. Temos a plena convicção de que a sustentabilidade, de forma geral, tem papel de extrema importância nestes quesitos. Entendemos que cada vez mais as futuras gerações irão valorizar as boas práticas e as organizações que tiverem um propósito bem definido na busca por produtos que estejam em equilíbrio com o meio ambiente. É importante também salientar que estas questões servem de combustível e motivam ainda mais a entrega de calçados e serviços de forma ética e sustentável, além de promover o desenvolvimento natural da criança, dos pés à cabeça, por meio de produtos que encantam pais e filhos. Dessa forma, trabalhamos para que a Bibi seja uma marca global de desejo”, revela a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch.

Exportando para mais de 70 países, a Bibi tem uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças ao redor do mundo. Com isso, ao longo dos anos, a marca desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. Neste sentido, foram feitas ações com foco no desenvolvimento e monitoramento de mais de 100 fornecedores, para que todos os calçados sejam produzidos com materiais livres de substâncias tóxicas. Dessa forma, a Bibi busca a consolidação no mercado nacional e internacional, baseados nos princípios da diferenciação e agregação de valor para o consumidor. Em uma esfera global, a empresa está conseguindo prospectar e se fortalecer em comércios que se posicionam com um grau de exigência bastante elevado, no que se refere aos princípios de sustentabilidade.

Além disso, a empresa foi a primeira indústria calçadista no segmento infantil a ser certificada com o Nível Diamante, do Programa Origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa: Ambiental, Econômico, Social e Gestão da Sustentabilidade. Com o Selo Origem Sustentável, a Bibi é reconhecida e comunica seu desempenho e responsabilidade frente a um mundo mais sustentável. Diante disso e pensando estrategicamente no futuro, sempre visando a melhoria e o aperfeiçoamento das atividades e atuação no mercado, a marca elencou os compromissos que deseja desempenhar em diferentes âmbitos nos próximos anos.

“Temos como objetivo promover o crescimento econômico em todas as frentes do negócio, tanto na indústria quanto varejo, de forma sustentável. Tudo isso, gerando impactos econômicos positivos na comunidade local, por meio da geração de empregos e pagamento de tributos. Sob a perspectiva ambiental, o objetivo é melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da rede, visando desenvolver processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos ambientais. Também buscamos elaborar projetos e ações que fortaleçam o propósito da marca, que é fazer o bem, um passinho por vez, mas sempre trazendo um resultado positivo para a sociedade”, explica o gerente de suprimentos e Sustentabilidade da Bibi, Ismael Fischer.

No mapeamento dos compromissos estipulados no âmbito econômico, a empresa visa expandir a rede de franquias para chegar as 250 lojas no Brasil e 100 no exterior. No campo ambiental, a Bibi espera alcançar anualmente 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20% na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, até o ano de 2025. Já no social, a marca quer promover a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais, por meio do programa “Fábrica de Talentos Bibi”, realizando a efetivação de, no mínimo, 30% dos participantes do programa junto à empresa. Outra meta é atingir anualmente uma média de 8,8 horas de treinamentos e capacitações por colaborador.

Essas e outras ações de sustentabilidade, assim como o monitoramento dos compromissos firmados até 2030 podem ser verificados no Relatório de Sustentabilidade que ficará disponível de forma online para todos os públicos, por meio de uma Landing Page voltada exclusivamente para sustentabilidade no site oficial da marca.