Conhecida como a cidade dos vulcões, Arequipa, no Peru, será a próxima cidade fora do Brasil a receber uma unidade da Calçados Bibi. A abertura oficial foi realizada na primeira quinzena de dezembro, no shopping Mall Aventura Porongoche. Após essa inauguração, são 123 unidades da marca, sendo oito delas internacionais: três em Lima, uma em Trujillo e uma em Arequipa, no Peru; uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; uma em Quito, no Equador; e uma Bucareste, na Romênia. A rede está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.
A expansão internacional da rede de lojas da Bibi teve início em 2017, com a primeira unidade sendo implantada na capital de Lima, no Peru. Atualmente, as cinco unidades implantadas neste País são do mesmo franqueado, Luis Castro. Como a marca exporta produtos para mais de 70 países, a parceria com Luis iniciou-se há muitos anos com o foco na distribuição local. “Para a expansão internacional, a Bibi sempre buscou implantar lojas ou quiosques da rede por meio dos parceiros de longa data, pois eles têm familiaridade com a marca e os produtos, principalmente pelos diferenciais e valores que praticamos. Além disso, nada melhor que alguém nativo para conhecer o mercado, a cultura e a preferência dos consumidores com mais clareza. Isso nos dá uma vantagem estratégica e competitiva para crescer em outros mercados fora do Brasil”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Em 2020, a marca pretende implantar, ao menos, mais 10 unidades internacionais, e o foco principal são os países da América do Sul, como Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, entre outros. Esta é uma estratégia da marca por conta de inúmeras características semelhantes ao destes países ao Brasil. Entre eles, o clima, a cultura e até mesmo o calendário com as coleções de Primavera/Verão e Outono/Inverno, que são realizadas nas mesmas datas aqui no Brasil. Em 2019, a Bibi completou 70 anos de história e vai continuar investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica da empresa. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 20%.
A Bibi também tem um e-commerce no Brasil, e possibilita a venda por meio do conceito de “Prateleira Infinita”. Basicamente, há uma integração entre as lojas físicas da Bibi e o canal online. Dessa forma, se o cliente está em uma unidade e deseja um produto que não tenha disponível na loja, a consultora de vendas pode efetuar a compra pelo e-commerce. Além disso, o cliente opta se quer retirar o produto na loja ou se prefere que a entrega seja no conforto de casa. O contrário também acontece, ou seja, o cliente pode comprar online e retirar na loja de sua preferência.
Neste ano, a Bibi foi contemplada novamente com o Prêmio Época Negócios Reclame AQUI, na categoria Fabricantes de Calçados, que reconhece as empresas que fizeram um bom atendimento aos consumidores que passam pelo canal diariamente. Trata-se de uma premiação democrática, com critérios rigorosos de seleção e com a participação do consumidor, que elege as empresas que realmente prestam um bom atendimento por meio de voto popular.