Buffet em praças de alimentação é aposta para atrair clientes que preferem diversificar durante a refeição

Divino Fogão, rede de alimentação com 200 pontos de venda, é referência no setor por ser uma das poucas em shopping centers com serviço amplo de self-service

Foto: Hilton Souza

Há 38 anos, o Divino Fogão, que naquela época era conhecido como São Paulo I, chegou ao mercado de Food Service como uma marca que revive as raízes da fazenda. Com objetivo de reunir em um único espaço diversas opções, a rede foi uma das pioneiras em levar para praças de alimentação de shopping centers um serviço de buffet, que consiste em oferecer aos clientes diversificação durante o almoço, jantar e diferentes períodos do dia. Dessa forma, a marca tornou-se referência nos locais como uma das poucas a disponibilizar uma extensa lista com opções de guarnições, proteínas, saladas e sobremesas, além de alguns pratos à la carte, com itens que agradam todos os paladares. Hoje, o Divino Fogão conta com 200 pontos de vendas distribuídos pelo Brasil.

“Temos em mente que é importante ofertar aos clientes diferentes opções de alimentação para que ele se adeque e escolha os pratos que mais lhe agradem. Por isso, sempre priorizamos ter um buffet com receitas diversas, sem perder o DNA da marca, que são as comidas da fazenda, aliado ao conceito Comfort Food – refeições que lembram aquelas preparadas em casa. Com isso em mente, oferecemos alternativas para que o consumidor possa escolher entre pratos tradicionais, como a feijoada e o feijão tropeiro, e os mais saudáveis com vasta quantidade de saladas e pratos balanceados, seguindo sua preferência do dia. Em nossas unidades, temos clientes que frequentam os restaurantes há muitos anos em função da variedade de pratos oferecida em cada uma das lojas”, afirma Reinado Varela, fundador e presidente do Divino Fogão.

No mercado desde 1984, a rede conta com um cardápio variado com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, todos feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Precursora com a implantação de um serviço de buffet, a marca segue desde sua fundação uma tendência que está em evidência atualmente, que é o voto do veto, ao oferecer diversas alternativas de alimentação ao consumidor.

A Galunion, consultoria do setor Food Service, destaca no estudo Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022 a importância de ter um ambiente pensado para todos os públicos. Neste caso, o voto de veto acontece quando um ou mais membros de um grupo têm alguma restrição, seja ela de mobilidade, acessibilidade ou alimentar, como ser vegetariano, o que poderia vetar o consumo de grupo em um local onde não há opções que se adequem às suas necessidades. A falta de comunicação pode apresentar um empecilho à tomada de decisão de pessoas com necessidades específicas ou seus grupos. Com o avanço da percepção do cuidado com as pessoas e com a comunidade, aspectos de acessibilidade têm sido esperados por grande parte dos consumidores. Com a evolução da tendência de saudabilidade, em que a saúde passa a ser personalizada, informações claras e opções inclusivas passam a ser muitas vezes um diferencial competitivo.

“Para nos tornamos ainda mais inclusivos, fechamos parcerias com outras empresas com objetivo de incluir opções veganas, produtos plant based e para aqueles que possuem alguma restrição alimentar. Além disso, criamos um modelo de negócio diferenciado que conecta o buffet, produtos à la carte e itens de fast-food para atrair todos os perfis de público. Dessa forma, nos tornamos uma rede de alimentação plural, onde todas as pessoas se sentem abraçadas e incluídas por poder consumir aquilo que necessita e sente vontade no momento”, finaliza Varela.