Beetools lança Franquia Figital Progressiva para estimular o empreendedorismo na pandemia

Modelo disruptivo integra o físico ao digital, ao viabilizar a abertura de novas escolas de inglês em duas etapas, começando com operações de menor investimento inicial sem infraestrutura física

A Beetools, startup de educação que nasceu com o propósito de revolucionar o ensino de idiomas no Brasil e no mundo, lança uma nova modalidade de franquia para estimular o empreendedorismo no atual cenário. Em vez do formato tradicional de expansão com um investimento inicial único para a instalação da unidade física da escola, a startup formatou o conceito de Franquia Figital Progressiva. Trata-se de um modelo inédito no setor de franchising, que integra o digital ao físico. Na prática, a abertura de novas escolas de inglês acontece em duas etapas, começando com operações de menor investimento inicial sem infraestrutura física.

Para viabilizar as aulas online, o franqueado vai utilizar-se da metodologia inovadora da Beetools, que combina ferramentas de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, num total de 30 inovações tecnológicas, e projeta a montagem das escolas somente depois de atingida uma quantidade mínima de alunos, com recursos gerados pelo próprio desempenho da unidade. O empreendedor começa com uma sala ou pequeno escritório, materiais para as aulas (como óculos de realidade virtual) e, claro, um professor de idiomas. Ao operar de forma 100% remota no início, o franqueado não precisa identificar o ponto, local, promover reformas de adequação de identidade visual, entre outros processos. “Com esse modelo, queremos estimular o empreendedorismo em um cenário mais sensível, e ao mesmo tempo, garantir a segurança, viabilidade e rentabilidade do negócio”, destaca o CEO da Beetools, Rawlinson Terrabuio.

Segundo Daniel Bernard, diretor-geral da NetplaN, consultoria especializada em formatação de franquias, desenvolvimento empresarial e expansão de negócios que operam em rede, o modelo teve inspiração no que já acontece no varejo, em que o conceito “phygital” – a integração do físico e o digital para incrementar ainda mais a jornada de experiência do cliente – é cada vez mais recorrente e o processo de transformação digital foi acelerado pela pandemia. No setor de franchising, a proposta da Beetools é totalmente disruptiva, já que o empreendedor inicia com uma franquia digital e evolui para uma sede física somente quando atinge uma quantidade mínima de alunos.

No formato de Franquia Figital Progressiva da Beetools, o investimento inicial fica em torno de R$ 115 mil e o tempo de retorno estimado é de cerca de 15 meses. “Após 24 meses, é possível reunir o capital adicional de pouco mais de R$ 200 mil para a montagem da unidade física, com payback final em torno de 28 meses, mediante aumento progressivo no número de alunos”, explica Bernard, que formatou o modelo original e agora colaborou na concepção da nova modalidade da Beetools.

A rede busca franqueados de perfil comercial e capazes de captar e reter alunos, todo o resto é suprido pela franqueadora. “O franqueado comprova sua capacidade e se sente seguro ao montar sua sede física numa localização recomendada pelo estudo de geomarketing e aprimorar sua estrutura de atendimento e fidelização”, destaca. Mesmo operando de forma online, o franqueado deve focar em ações de micromarketing e atrair alunos de regiões próximas da sede física para garantir a opção de frequentar a escola presencialmente quando for instalada.

A Beetools opera por meio de um modelo colaborativo, oferecendo todo o suporte e treinamento na operação do negócio, bem como assessoria nas áreas financeiras, marketing, design, pedagógico e de gestão. “Com o uso da tecnologia e automatização de processos, permitimos que o franqueado poupe tempo em tarefas administrativas, e possa dar atenção especial aos outros pontos da gestão e atendimento aos alunos”, complementa Rawlinson Terrabuio. Em 30 dias a escola consegue iniciar suas atividades e pode captar novos alunos imediatamente e a qualquer momento durante o ano, sendo uma excelente opção para quem aprendia inglês por métodos tradicionais e não adaptados ao novo normal ou “next normal”. A Beetools fechou 2020 com mais de 5 mil alunos matriculados – um crescimento de 150% em relação a 2019 – e pretende fechar 2021 com 25 mil estudantes matriculados e 80 unidades franqueadas, em praças selecionadas e espalhadas por todo o Brasil.

Ensino pioneiro
A Beetools é pioneira ao viabilizar o ensino de inglês combinando inovação e tecnologia, métodos ativos de aprendizagem e flexibilidade para proporcionar uma jornada de aprendizado personalizada. O uso intensivo da realidade virtual associada à inteligência artificial permite acompanhar o desenvolvimento do aluno e suas características próprias, customizando os conteúdos. Os estudantes recebem seu próprio par de óculos de realidade virtual em casa para realizar as atividades e as aulas são agendadas pelo aplicativo próprio da Beetools. A experiência em realidade virtual proporciona, ainda, um engajamento e interação muito maior: os alunos da Beetools aprendem inglês até quatro vezes mais rápido do que em aulas tradicionais.