Dezembro se aproxima, e com ele as festas de fim de ano e o 13º que deixa o brasileiro bem animado. De acordo com o Ministério do Trabalho, aproximadamente 48,1 milhões de trabalhadores inseridos no mercado formal receberão o benefício até o dia 20 de dezembro. O número possui 57,8% dos 83,3 milhões de brasileiros que tem direito ao pagamento extra.
Juntos, os trabalhadores devem injetar cerca de R$ 132,7 bilhões na economia brasileira – 66,2% dos R$ 200 bilhões estimados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
E diversos são os destinos desse dinheiro. Muitos pensam em guardar, outros em gastar com presentes, e tem ainda quem aproveite para adquirir o negócio próprio. Neste último caso, o mercado aproveita para “abraçar” a oportunidade! Principalmente o franchising, que tem as nanofranquias como uma excelente porta de entrada para o empreendedorismo. Essa modalidade é indicada para quem não tem muito capital para investir, já que exige o investimento de até R$20 mil.
A nano é uma ótima fonte de renda. Seu faturamento bruto varia entre R$8 e R$12 mil. E na maioria das vezes a operação poder ser conduzida no sistema de home based, o que barateia os custos e proporciona mais liberdade aos empreendedores nas ações do dia a dia.
Oportunidade
Confira a seguir algumas marcas de baixo custo para investir o 13º e começar 2018 empreendendo.
A Acqio é uma rede de franquias com foco em pagamentos eletrônicos via POS. Com mais de 600 unidades espalhadas por todo o Brasil, o modelo de negócio é indicado para pessoas com perfil comercial, já que este realizará basicamente a venda da maquineta para o público PME – Pequenas e Médias Empresas. O franqueado pode conduzir as ações do dia a dia no sistema home based! Para aderir a uma unidade, é preciso realizar o investimento de R$ 6.490 de taxa de franquia (podendo ser parcelado em 12 x de R$ 659,23 no cartão de crédito) e um capital de giro inicial de R$ 2 mil.
Investimento total: R$8.490,00
Taxa de franquia: R$ R$6.490,00
Royalties: ½ SM
Faturamento médio: R$4.500,00
Prazo de retorno: 4 a 12 meses
Fundada em 2011, a Bidon é uma rede de corretoras de seguros que trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras do Brasil. O modelo de negócio da franquia não exige a instalação de ponto comercial, podendo ser operado em home office. Mas, apesar disso, possibilita ao franqueado abrir o negócio em sala comercial. A marca oferece aos seus clientes serviços como: seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros.
Investimento total: R$ 11.990,00
Taxa de franquia: R$ 9.990,00
Royalties: R$ 200 (fixo)
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses
Especializada em serviços de turismo, a Encontre Sua Viagem, possui um modelo de negócio que faz muito sucesso: o home office. A marca conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo território nacional, e desses, mais de 80% são profissionais que atuam em casa. O franqueado atua no mercado promovendo a venda de passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.
Investimento total: R$ 5 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil
Royalties: R$ 250
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses
Moldada sobre as vertentes: baixo custo e flexibilidade de horário, a PremiaPão é uma rede de franquias com foco em propaganda em saco de pão que corresponde bem às expectativas de nanofranquias. A marca possui três tipos de investimentos: R$6 mil para cidades até 100 mil habitantes, R$10 mil para locais de 200 mil habitantes e R$14 mil para municípios até de 300 mil habitantes. Os valores já incluem taxa de franquia, capital de giro e o material necessário para dar início aos trabalhos. Lucrativa e de fácil gestão, está em atividade desde 2015. Atualmente já possui 300 unidades!
Investimento total: R$6 mil a R$14 mil
Taxa de franquia: R$6.000 à R$14.000
Royalties: de ½ a ¾ do salário mínimo
Faturamento médio: R$12.160
Prazo de retorno: 1 a 4 meses