Renovação foi a palavra da vez para a 5àsec em 2017. A maior rede de lavanderias do Brasil investiu de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. No último ano, a marca registrou um aumento de 3,5% no faturamento e de 8% no número de novas unidades. Além disso, lançou o serviço inovador BAG 5àsec, o canal de e-commerce e investiu em novas ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Tudo isso, somado a mudança para a nova sede da 5àsec que conta com 2.060m² e está localizada em Barueri, no estado de São Paulo.
Sob o comando do CEO do Brasil, Fabio Roth, a 5àsec decidiu efetuar apostas inovadoras graças aos avanços tecnológicos que promovem uma mudança de perfil e comportamento dos consumidores. Exemplo disso é o novo serviço da BAG 5àsec, em que o cliente paga o valor de R$ 99,90 para lavar as peças que couberem em uma sacola retornável que comporta, em média, 30 peças ou o equivalente a mais ou menos 9 kg de roupas, que são devolvidas lavadas, secas e dobradas. “A intenção é proporcionar mais praticidade e um custo-benefício atrativo aos consumidores. O serviço foi lançado no primeiro semestre de 2017 e registrou um aumento no volume de peças do dia a dia que, antes, não eram enviadas com tanta frequência às lavanderias, como peças de moda íntima, de uso diário ou de cama, mesa e banho”, explica o diretor de franquias, Alex Quezada.
Além das lojas físicas que retratam o DNA da marca, a 5àsec também decidiu investir no canal de e-commerce. O projeto inclui um novo website, que já está no ar, e um aplicativo para smartphones e tablets, que será lançado no primeiro trimestre de 2018. A novidade permite que os clientes adquiram virtualmente os mesmos serviços oferecidos pela loja física, porém com a praticidade e a comodidade de comprar os serviços sem sair de casa. Neste cenário, o comprador pode efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas, escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem lavadas no endereço desejado. “O e-commerce é uma iniciativa que visa atrair esta nova geração que vive mais conectada. Além disso, quem mora ou trabalha longe das unidades da rede, pode passar a usufruir dos serviço s sem contratempos com a distância ou até mesmo a necessidade de um veículo para se locomover”, revela o CEO da 5àsec no Brasil, Fabio Roth.
Priorizando o atendimento e a experiência que cada cliente tem nas 457 unidades da rede, uma das alternativas da 5àsec foi explorar projetos de CRM por meio de uma metodologia que avalia o nível de satisfação dos consumidores. Dessa forma, franqueado e franqueadora podem acessar os resultados das avaliações das respectivas lojas para verificar os relatos, tratando possíveis falhas ou insatisfações e mantendo pontos fortes e fatores que agradam a preferência do público-alvo da marca. Ou seja, trata-se de uma importante ferramenta para o relacionamento e a fidelização de clientes, aliada aos serviços oferecidos pela lavanderia.
Em 2017, a rede registrou um crescimento de 3,5% no faturamento e fechou o ano com 34 novas lojas, que foram implantadas ao longo do ano, em diferentes cidades e regiões brasileiras. Para 2018, a expectativa é voltar a crescer junto com o mercado, galgando resultados para que haja um aumento de 4% no faturamento. Já o plano de expansão da marca visa à abertura de 17 novas franquias nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em cidades do interior, onde o poder aquisitivo tem aumentado gradativamente. A franquia foi fundada na França, está presente em mais de 36 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 457 unidades em diferentes regiões do País.