ALSHOP: Shoppings voltam a fechar as portas em SP e preocupam setor

O Governo do Estado de São Paulo determinou hoje (03), durante a coletiva de imprensa, que todo o estado de São Paulo voltará para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir do sábado (06). Serão 14 dias de restrição e somente os serviços essenciais como saúde, alimentação e segurança poderão funcionar.

A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) vê a reclassificação com grande pesar, uma vez que o setor já tem sido prejudicado neste último ano, desde o começo da quarentena. Mesmo com os protocolos atendidos nas lojas, o comércio e os empregos em geral serão prejudicados com a restrição, avalia a entidade.

“Serão mais duas semanas de comércio fechado, um desespero a mais para os lojistas que estão vivendo dia após dia nesta incerteza. E isso tudo após a aplicação de protocolos de saúde. Tememos pela aceleração do desemprego, principalmente de pequenos lojistas que representam 70% do total dentro de um shopping”, comenta Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

As lojas de shoppings poderão funcionar somente de forma ‘drive thru’, para compras feitas em apps e lojas online, mediante horários agendados e a organização de cada empreendimento. Supermercados dentro dos empreendimentos também poderão funcionar.

“Sabemos que todos os setores estão sendo prejudicados e que precisamos nos unir para vencer esse vírus mas avaliamos que o poder público deveria, desde o começo, voltar sua atenção em manter hospitais de campanha, aumentar a testagem, reforçar a oferta de transporte público entre outras medidas e o que estamos vendo é justamente o contrário”, finaliza Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.