Além de não enfrentar sazonalidade, setor de serviços oferece custo de operação menor

Para quem não tem a intenção de trabalhar com o varejo, optar por franquias de serviços pode ser uma boa alternativa e nichos é o que não faltam. Com um leque enorme de variedades, que vai desde redes de serviços automotivos, diaristas, seguros e até turismo, o setor oferece inúmeras vantagens ao investidor.

Além de quase não enfrentar sazonalidade e sempre ter demanda, essas franquias geralmente têm um custo menor, principalmente no dia a dia da operação, uma vez que não precisam ter estoque de produtos. Outra opção bastante comum neste segmento é a possibilidade de trabalhar em casa, operando home-based.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços e outros negócios cresceu 9,2% em 2017, faturando mais de 22,9 bilhões de reais. Em busca de novos franqueados, redes apresentam valores de investimento inicial que chegam até quase R$ 300 mil. Já no caso daqueles que dispõe de um pouco menos de verba para começar, existem franquias que exigem apenas R$ 3.000,00 para ser franqueado.

Para quem é amante de carro, por exemplo, ou sonha em abrir um negócio neste ramo, o de serviços automotivos especialmente para carros usados mostra-se uma opção segura. No franchising, o setor registrou um aumento de desempenho de 3,8% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Pioneira em vistorias automotivas, a Super Visão conta com um faturamento que atinge a casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a rede emite em media 70 mil laudos de vistorias veiculares. Além da vistoria de transferência, a rede oferece o serviço de vistoria cautelar, obrigatório em algumas regiões do país. Com expectativa de finalizar 2018 com 164 unidades, o investimento inicial na franquia é a partir de R$ 190 mil, dependendo da frota de veículos da região. Com retorno de investimento de 24 a 30 meses, o faturamento médio da unidade é de R$ 30 mil.

Um dos setores que menos sofre influência da crise econômica é o de turismo e investir em uma rede do segmento pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja ter um lucro extra. Um exemplo de sucesso é a Ahoba Viagens. No mercado desde 2014, possui mais de 200 franqueados espalhados pelo país. Para se investir na franquia, é imprescindível gostar de viajar e de se comunicar com as pessoas. O investimento é de apenas R$ 3.950 no modelo Premium, que pode ser parcelado em até 10 vezes e o prazo de retorno costuma variar entre 3 e 12 meses. A rede funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar, basta um notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet. Dias e horários também não são problemas, já que os negócios são finalizados diretamente na plataforma Ahoba Viagens que funciona 24 horas por dia.

Já no segmento de Serviços Educacionais, uma rede que vem se destacando é o Instituto Gourmet. Criado para os amantes da culinária, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2016, a empresa atingiu faturamento de R$ 1,4 mil, em 2017 ingressou no franchising e já conta com 32 unidades comercializadas, para esse ano a expectativa de crescimento é de 200%. O valor de investimento da rede é de R$ 250.000,00 e o faturamento médio é de R$ 80.000,00 por mês.

A Mary Help é pioneira rede de franquias de diaristas e mensalistas que realizam serviços em residências e pequenas empresas. Para se abrir uma unidade com faturamento estimado em R$60 mil, o novo franqueado investe a parti de R$40 mil. A rede, que está há 7 anos no mercado, busca novos franqueados para todas as regiões do país e podem ser abertas unidades em cidades com população acima de 70 mil habitantes. Em crescimento constante, a rede fechou 2017 com 19 novas unidades e um crescimento de 41,3%. O faturamento de R$24 milhões deve ser superado em 2018 e 20 novas unidades serão abertas em 2018. A Mary Help possui 70 unidades e ao todo, 20 mil diárias são feitas por mês em toda a rede.

Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta – maior rede de franquia seguradoras do país – está investindo em modelos de franquias enxutas, com valores de investimento inicial que variam entre R$25 mil e R$120 mil. Os modelos também têm instalação simplificada e a rede oferece inclusive o modelo Home Based, além do Standard e Basic.