Água de Cheiro: do plano de retomada ao plano de expansão

Fundada em 1976 como uma pequena loja de perfumaria em Belo Horizonte, a Água de Cheiro, é referência em cosméticos e fragrâncias no Brasil. Ao longo de toda sua trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais, além de oferecer preço justo e produção sem crueldade animal – grandes diferenciais da marca.

Responsável pela criação de clássicos da perfumaria brasileira como Absinto e Água Fresca, nas décadas de 1980 e 1990, a rede viveu uma grande ascensão, mas, por questões internas, acabou enfrentando crises que resultaram no enfraquecimento da marca. Porém, desde 2016, quando a Água de Cheiro passou a ser de propriedade da Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana, a marca investe em um forte plano de retomada, que já passou por duas etapas – em 2017 e 2018, o foco esteve na recuperação da imagem da marca, quando a logomarca foi relançada e o modelo de design de lojas foi alterado.

Segundo Olindo Caverzan, diretor da Água de Cheiro, a segunda fase teve início em 2019, quando foi criado o departamento de expansão da marca para todo o Brasil e foram vendidos 86 contratos, encerrando o ano com cerca de 130 franquias e posicionando-se entre as três maiores redes de perfumes e beleza do país. “Nosso objetivo constante é expandir a atuação de maneira estratégica e fortalecer nossa missão, que envolve transformar a vida do consumidor através do acesso ao novo e da valorização da beleza real de cada indivíduo”, pontuou.

Agora, apesar do cenário delicado que se dá devido ao COVID-19, a rede desenhou um plano para inaugurar ao menos outras 50 lojas em 2020, alcançando o marco de 180 unidades em praças estratégicas do território brasileiro. De acordo com Caverzan, a busca por multifranqueados – com interesse na abertura de mais de três operações – continua como uma parte essencial na estratégia de expansão da rede. “Hoje, cerca de 25% dos franqueados da Água de Cheiro detêm mais de um ponto comercial, e nós trabalharemos para que esse número cresça de maneira saudável dentro da marca, pois entendemos que é um caminho sustentável e eficiente para a rede expandir”, comenta o diretor.

Os valores de investimento para uma franquia variam entre R$ 84 mil a R$ 197 mil e Caverzan afirma ainda que, em 2020, o foco está voltado para a abertura de unidades na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidade de origem da marca.

Portfólio

Enquanto isso, a fase três do plano de retomada é iniciada, a qual explora o crescimento da Água de Cheiro, tendo o público jovem como foco. Com este objetivo, a marca vem diversificando seu portfólio com lançamentos como a fragrância #Sel[fie], que conversa diretamente com os Millenials, ou seja, aqueles nascidos entre 1980 e 1990, com embalagem lúdica, colorida e em formato de refrigerante. Ao total, são mais de 400 produtos que compõem diversas linhas, como a de fragrâncias próprias, de corpo e banho e, ainda, a linha de fashion brands, com produtos assinados por marcas mundialmente conhecidas como Everlast e Lamborghini.

Ainda este ano, outra novidade voltada para o público jovem será anunciada em parceria com uma marca do universo geek e novos planos e produtos vem sendo elaborados, com o intuito de continuar inovando e posicionando a marca entre as mais desejadas do mercado de beleza e perfumaria brasileira.