A ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2019. Pioneiro e principal distinção do mercado brasileiro de franquias, o SEF chega a sua 29ª edição, com números recordes.
Este ano, a entidade recebeu 277 inscrições e 231 marcas conquistaram a chancela. A entrega do troféu para cada uma das redes chanceladas será feita na tradicional cerimônia do Prêmio ABF Destaque Franchising e do SEF 2019, que será realizada em 26 de abril, no WTC Hall, em São Paulo.
O Selo da ABF é, em última instância, um indicador de excelência dada à empresa franqueadora por seus parceiros franqueados. São eles que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam a marca e, de acordo com a pontuação obtida por ela, ratificam a chancela entregue pela entidade.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “ao longo de quase trinta anos de história do Selo, constatamos o quanto essa chancela contribuiu e tem contribuído para que as redes que atuam no Brasil busquem cada vez mais a excelência em suas operações e, o que é melhor, tendo como referência a opinião dos seus respectivos parceiros franqueados. Hoje sabemos que estampar a logomarca do SEF nas unidades de franquias é um símbolo de qualidade e credibilidade da marca no mercado brasileiro”. Ainda de acordo com o presidente, “vale ressaltar que existem no Brasil cerca de duas mil e oitocentas redes de franquias e menos de dez por cento fazem parte desse seleto grupo de chanceladas. Nesse sentido, por meio do Selo, a ABF exerce um importante papel no desenvolvimento do setor e em estimular as redes a se firmarem com operações sólidas e em aprimoramento constante”.
Todo o trabalho que envolve o SEF é coordenado pela Comissão de Ética da Associação. De acordo com Jae Ho Lee, presidente do colegiado, “o Selo instituído pela ABF reflete o próprio desenvolvimento e amadurecimento do setor de franquias no País. Ele funciona também, de certo modo, como um termômetro e um instrumento de valorização e fortalecimento da relação franqueador e franqueado”.
Este ano, a ABF incluiu uma nova categoria no SEF. A Mega contempla as marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atuam no franchising há ao menos 15 anos. Segundo o presidente da Comissão de Ética, ao criar a categoria Mega, a ABF readequa o posicionamento das maiores e mais tradicionais redes de franquias do mercado brasileiro no Selo de Excelência em Franchising.
Categorias do SEF
O Selo de Excelência em Franchising passa a ser dividido agora em quatro categorias. Além da Mega, as demais são: Pleno: referente às redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no mercado. Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e ao menos 5 anos no franchising. Máster: redes que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos.