A busca pelo sorriso perfeito: tratamento com lentes de contato dental cresceu 64%, segundo rede odontológica

Mulheres representam 60% do público que procura pelo tratamento

Ter um sorriso bonito sempre foi uma característica valorizada na sociedade, mas com o crescimento das redes sociais, as lentes de contato ganharam ainda mais evidência através de artistas, influencers e jogadores de futebol que aderiram ao tratamento. Nos últimos dois anos houve um aumento de 64% na busca por tratamento com facetas nas operações da Oral Sin, rede de franquias em implantes dentários, com mais 500 unidades espalhadas pelo país.

A rede também identificou um aumento de fechamento deste tratamento no primeiro trimestre do ano de 2023 comparado com 2022. Segundo a rede, 60% do público que fecha o tratamento são mulheres e 40% é representado pelos homens.

“O crescimento pela busca desse tipo de tratamento é resultado das redes sociais, do desejo de ter um sorriso mais bonito e de cuidar da saúde bucal. Com a onda de famosos e influenciadores digitais que aderiram as lentes e compartilham os resultados, isso faz com que as pessoas acabem se interessando pelo procedimento”, explica Luiz Teixeira, CEO da Oral Sin.

Conhecida como lentes ou facetas, elas são formadas por finas lâminas de porcelana que são colocadas sobre a superfície frontal dos dentes, o tratamento tem como objetivo melhorar sua forma, cor e tamanho. É indicado para a melhoria do diastema (espaço entre dentes), até o restauro de dentes que sofreram algum trauma e podem corrigir imperfeições dentárias, como dentes manchados, desgastados e desalinhados.

As lentes tem grande longevidade, quando bem executadas, com casos documentados entre 10 e 15 anos. Mas vale destacar que é um tratamento que requer acompanhamento.

As facetas ou lentes de contato dental de porcelana possuem maior longevidade pela resistência ao desgaste e estabilidade de cor. É um tratamento estético sofisticado, podendo ser realizado no fluxo digital no qual a boca é escaneada e as facetas são fresadas em uma máquina específica, o que justifica seu alto custo.

A colocação de lentes de contato dental de porcelana variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil por dente e não existe regra e nem idade máxima para colocá-las, a única recomendação é que seja para maiores de 18 anos.