Em 2018, a 5àsec lançou a campanha “Liberte-se!”, que foi um verdadeiro grito de independência do trabalho de lavar roupa em casa. Graças ao sucesso da ação, a maior rede de lavanderias do Brasil decidiu apostar em uma nova campanha que faz parte do mesmo conceito: “Quanto mais 5àsec, mais economia para você”. Tanto as peças produzidas para serem divulgadas na Internet quanto o enxoval de PDV para as lojas e o filme de 30 segundos, mostram que à medida que o consumidor leva suas roupas para serem lavadas e tratadas na 5àsec, se libertando de realizar essa tarefa doméstica, fica livre para aproveitar o tempo com qualidade em outras atividades, como um projeto pessoal, passear com os amigos ou curtir a família. A abordagem e a estratégia da campanha foram criadas pela MultisolutiON.
O trabalho da agência junto à 5àsec é posicionar a marca como a melhor alternativa aos que desejam economizar e ter mais tempo livre para outras tarefas. Pesquisas mostram que enquanto 20% da população pode ser considerada como potencial consumidora do serviço prestado por lavanderias, somente 4% fazem uso delas. Ou seja, o engajamento passa por criar e estimular o hábito de utilizar tal tipo de serviço como rotina destes consumidores. “Esta nova campanha parte do conceito ‘Liberte-se’, lançado em 2018, que propunha ao consumidor que se tornasse independente da obrigação de lavar roupas em casa, usando seu tempo para colecionar momentos de qualidade com a família, com lazer e aproveitar mais os seus dias. Para 2019 procuramos, além de reforçar o Liberte-se, colocar a marca nas rotinas dos públicos-alvo, utilizando seus dados de comportamento de consumo como parte da mensagem e ressaltando os aspectos positivos da relação custo-benefício de usar a 5àsec”, explica Paulo Voltolino, VP de Estratégia Criativa e Inovação da MultisolutiON.
Segundo o gerente Nacional da Marketing e Comunicação da 5àsec, Rafael Palucci, a marca decidiu seguir essa estratégia porque lavar roupas em casa demanda tempo, gasto com produtos, colocar para secar, passar, ou seja, a pessoa fica praticamente presa às tarefas. “Se tratando de uma campanha de cunho institucional, nosso principal desafio é mudar o hábito dos brasileiros que, culturalmente, lavam suas roupas em casa. É importante lembrar que a campanha explora os benefícios, como ter mais tempo livre e praticidade, mas também enaltece a economia como pilar, com base em estudos realizados na empresa. Para se ter ideia, é possível ter uma economia de até 30% nos gastos domésticos e de 37% no consumo de água ao escolher lavar na 5àsec. Como utilizamos insumos biodegradáveis, eles contribuem para prolongar em até cinco vezes a vida útil das peças”, revela Palucci.
A campanha estará no ar praticamente durante todo o ano de 2019. Inicialmente, o foco será em materiais de ponto de venda, spot, peças de internet e a divulgação do filme nas redes sociais oficiais da marca e, posteriormente, na TV aberta e Pay TV. As peças trazem a mensagens diferenciadas e mostram o que os consumidores ganham ao terem tempo para desempenhar outras atividades enquanto a 5àsec fica encarregada de cuidar das suas roupas com o maior cuidado possível e todo profissionalismo de uma marca que está há 25 anos no Brasil e 50 anos no mundo. É possível assistir ao filme da nova campanha no canal do YouTube.
A 5àsec é líder no segmento de lavanderias com 448 unidades em operação. É especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida, tanto pelos equipamentos quanto pelos serviços. Por isso, é considerada pelo mercado como uma empresa textile expert. Além da qualidade do atendimento aos clientes, a rede mantém uma política de preços baixos, apesar de toda a tecnologia empregada nos serviços, o que proporciona rapidez e economia permanente no tratamento das roupas, que são lavadas a água ou a seco, dependendo das especificações e são passadas e embaladas mecanicamente, mais um quesito que garante a qualidade dos serviços.