A 5àsec, maior rede de lavanderias no Brasil, implantou quatro unidades novas em diferentes estados brasileiros no primeiro trimestre do ano. As lavanderias foram inauguradas em cidades estratégicas para rede, como Jundiaí e Bragança Paulista, no interior de São Paulo; São Paulo capital; e Palmas, no Tocantins. A previsão é de inaugurar mais 12 pontos de operação ainda no primeiro semestre de 2020. Neste ano, a marca figurou novamente no estudo das “50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil”, divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), na 34ª posição, com 442 unidades espalhadas por todo território nacional.
A 5àsec disponibiliza diferentes modelos de negócios que facilitam a construção de uma marca forte no mercado, explorando o conceito de multifranqueado. Para se ter ideia, hoje são 442 unidades em operação e, apenas, 170 franqueados, o que dá uma média de 2,5 lojas por cada empreendedor. Ainda neste ano, a rede de lavanderias irá anunciar um novo formato de negócio que será lançado em breve no mercado. Trata-se de uma nova opção aos que desejam abrir uma franquia e investir no próprio negócio com um investimento um pouco menor.
“Estruturamos a rede de uma maneira diferenciada, que permite expandir com diferentes tipos de operação. Temos a loja padrão, com maquinário completo e com capacidade alta para processar todos os serviços que chegam à loja. Além disso, o franqueado pode expandir com opções de menor custo, como uma loja satélite, com espaço e maquinários reduzidos ou os pontos de coleta, espaços reduzidos que recebem as peças para serem processadas na loja padrão do mesmo franqueado. Mas a grande sacada lançada em 2019 foram os lockers, armários digitais que podem ser implantados em condomínios residenciais e comerciais”, explica o diretor comercial da 5àsec, Alex Quezada.
O grande desafio da rede ao chegar ao Brasil foi trazer um serviço muito explorado em países da Europa e América do Norte a um País onde grande parte da população ainda tem costume de lavar roupa em casa. Mas, diante disso, o grande atrativo para investimento é o enorme potencial de crescimento. Atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia). Dessa forma, é um mercado que tem muito espaço para crescer e um potencial imenso para conquistar novos perfis de clientes a cada ano. Mas para continuar sendo referência no mercado de lavanderias é imprescindível investir em inovações, para atender às expectativas dos clientes.
A 5àsec chegou ao Brasil em 1994 e no ano passado completou 25 anos de atuação no País, trabalhando para garantir um sistema de limpeza de qualidade para todos os clientes. A primeira loja foi aberta em 1968, em Marselha, na França, mas a marca está presente em mais de 34 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo. O investimento inicial para abrir uma lavanderia da marca é de R$ 190 mil a R$ 390 mil e este valor inclui a taxa de franquia, instalação e capital de giro. Já o prazo de retorno varia de 24 a 40 meses, de acordo com a gestão do operador de franquia, praça e público.